Conselheiro do Haiti visita Unila para tratar caso do estudante agredido em Foz

Na manhã desta quarta-feira, 25, o conselheiro da Embaixada do Haiti no Brasil, Jackson Bien Aimé, visitou a sede da UNILA em Foz. A visita é por conta do caso em que o estudante haitiano Getho Mondesir foi agredido em via pública no município. O caso tomou bastante repercussão na imprensa.

Professora na universidade, Angela Maria, acompanhou a visita e explicou que o Conselheiro aproveitou para conhecer a estrutura da Unila e a participação dos estudantes haitianos na unidade. “O conselheiro se reuniu com estudantes, reitores e professores. Foi uma visita bem produtiva. ” Ressaltou.  Ainda segundo a professora, o Conselheiro disse que a única medida a ser tomada é aguardar o trabalho da polícia civil que investiga o caso.

A professora explicou que o estudante está de licença médica, “pois além dos ferimentos, ele também está bastante abalado. Ele também recebe acompanhamento acadêmico para que não tenha prejuízo no ensino e assistência social para ofertar todo amparo necessário e que volte às aulas”. Disse Angela.

Uma câmera de monitoramento de uma loja ao lado do bar onde o estudante haitiano foi agredido, na Avenida Brasil, no centro de Foz do Iguaçu, mostra o momento em que os agressores falam com o estrangeiro e levantam da mesa com uma garrafa.

Getho Mondesir foi agredido na noite de sábado, dia 20 de maio, quando passava em frente ao bar, em direção a um ponto de mototáxi. O haitiano rira até a rodoviária, onde pegaria um ônibus até Cascavel, visitar a família. os agressores usaram palavras racistas e xenofóbicas, em seguida bateram no estudante.

O caso teve repercussão da imprensa e autoridades em todo o país, e a desaprovação da população iguaçuense.

Sair da versão mobile