Metade das câmeras de monitoramento não estão funcionando

Em convênio assinado em 2010, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, em conjunto com a prefeitura de Foz do Iguaçu, foram instaladas na cidade 120 câmeras de videomonitoramento. Com a central montada na sede da Guarda Municipal e monitorada com a ajuda dos demais órgãos de segurança, as imagens ajudam a prevenir e esclarecer delitos cometidos pelas ruas da cidade.

Desde a implantação, o sistema teve problemas na transmissão das imagens, que por segurança não utiliza cabos. Com investimento federal de R$ 5,1 milhões, a responsabilidade da manutenção do sistema é de responsabilidade do município. Na última segunda-feira (23) o diretor de logística da Secretaria Municipal de Segurança, Eversson Cadaval Madruga, informou que apenas 50% das câmera estão funcionando. “A manutenção é do município e o valor é alto. Algumas não funcionam devido ao tempo em que foram adquiridas, há seis anos”, disse.

Cadaval informou ainda, que uma nova licitação foi feito para a instalação de mais 120 câmeras, com uma nova tecnologia. Estas, funcionarão por meio de fibra ótica, com melhor qualidade da imagem. A previsão é que o novo sistema esteja instalado até o final deste ano.

Sair da versão mobile