Liga sub-20 de Futebol Feminino: Grupos decididos

Após quase dois meses e dezoito partidas, foram definidos nesse domingo os oito times que seguem na disputa da I Liga Feminina de Futebol Sub-20 do Brasil. O returno do Grupo 3, envolvendo as equipes da Região Sudeste, foi realizado na capital carioca e três times asseguraram vaga na segunda fase da competição: Vasco da Gama (RJ) e ADECO (SP), já classificados após a segunda rodada, e Ferroviária, último time a confirma presença nos quadrangulares finais após triunfo sobre o São José.

Com os resultados desse domingo a composição dos dois grupos da segunda fase ficou da seguinte maneira: Grupo 1 – Iranduba (AM – 1º geral), Coritiba (PR – 4º geral), Aliança (GO – 6º geral) e Criciúma (SC – 8º geral); Grupo 2 – Vasco da Gama (RJ – 2º geral), ADECO (SP – 3º geral), Foz Cataratas (PR – 5º geral) e Ferroviária (SP – 7º geral). A próxima etapa da Liga será realizada entre 8 e 12 de junho.

Vasco da Gama (RJ) 0x1 ADECO (SP):
Precisando vencer por mais de três gols para assegurar a liderança, o ADECO entrou em campo com uma dura missão diante do forte Vasco da Gama. Além de enfrentar o time da casa, as paulistas precisavam marcar muitos gols, algo incomum diante do time cruzmaltino nessa competição.

No entanto, as paulistas mostraram muita força nessa etapa da competição, saindo do último lugar no início do returno para uma possível liderança na última rodada. O começo da partida foi muito parelho, com o Vasco bem postado na defesa, segurando o resultado. Os primeiros 45 minutos terminaram sem gols. Na volta do intervalo, as paulistas passaram a atacar mais e foram para cima em busca dos gols. Destaque da equipe nessa fase, Beatriz apareceu aos 31 para abrir o marcado para o time visitante. No entanto, apesar da vitória, o placar mínimo não foi o suficiente para dar a liderança ao time de São Paulo. Com o resultado, Vasco e ADECO passaram em 2º e 3º lugares na classificação geral, respectivamente, e agora se encontram na próxima fase no mesmo grupo.

Ferroviária (SP) 1×0 São José (SP):
O equilíbrio da Liga Feminina de Futebol Sub-20 foi claramente refletido na partida entre Ferroviária e São José. A última partida da primeira fase definiria o oitavo e último classificado para a próxima etapa do torneio. O time de Araraquara jogava pelo empate, enquanto ao São José somente vitória bastava.

Bem pegada, a partida foi de poucas chances, especialmente no primeiro tempo. A segunda etapa seguiu equilibrada com os times, com o São José abrindo mais espaços. E foi em um destes momentos que a Ferroviária sacramentou a classificação, no final do tempo regulamentar. O resultado por 1 a 0 confirmou a oitava vaga para a equipe de Araraquara, definindo também o Grupo 3.

Tabela de jogos da 2ª Etapa – Grupo 3
19/05/2016 – 9h30 – ADECO (SP)1×0 Ferroviária (SP) – Art Sul
19/05/2016 – 11h30 – São José (SP) 0x4 Vaso da Gama (RJ) – Art Sul
20/05/2016 – 9h30 – ADECO (SP) 3×0 São José (SP) – Art Sul
20/05/2016 – 11h30 – Ferroviária (SP) 0x2 Vasco da Gama (RJ) – Art Sul
22/05/2016 – 9h30 – Vasco da Gama (RJ) 0x1 ADECO (SP) – Art Sul
22/05/2016 – 11h30 – Ferroviária (SP) 1×0 São José (SP) – Art Sul

Classificação Grupo 3
1º Vasco da Gama – 12 pontos – 4V 6J Saldo +6
2º ADECO – 12 pontos – 4V 6J Saldo +4
3º Ferroviária – 9 pontos – 3V 6J Saldo -3
4º São José – 3 pontos – 1V 6J Saldo -7

Classificação Geral – Liga Feminina Futebol Sub-20
1º Iranduba (AM) – 18 pontos
2º Vasco da Gama (RJ) – 12 pontos
3º ADECO (SP) – 12 pontos
4º Coritiba (PR) – 10 pontos
5º Foz/Cataratas (PR) – 10 pontos
6º Aliança (GO) – 9 pontos
7º Ferroviária (SP) – 9 pontos
8º Criciúma (SC) – 9 pontos
9º Juventus (CE) – 6 pontos
10º São José (SP) – 3 pontos
11º Caucaia (CE) – 3 pontos
12º Duda/Canoas (RS) – 2 pontos

Formato da competição:
A competição será realizada em quatro fases, sendo que na primeira fase os clubes serão divididos em três grupos com quatro equipes cada. As equipes se enfrentam em dois turnos e as duas melhores equipes, mais as duas melhores terceiras colocadas, avançam para a segunda fase, chamada de quadrangulares finais. Nessa etapa, os times serão divididos em dois grupos com quatro times cada e os dois melhores avançam para a semifinal. A partir daí serão jogos eliminatórias, com os dois vencedores disputando a final e os perdedores jogando 3º e 4º.

A primeira etapa da Liga Feminina de Futebol Sub-20 foi realizada entre os dias 30 de março e 03 de abril e 04 a 08 de maios, com as equipes das Regiões Norte/Nordeste/Centro Oeste. Fortaleza sediou os jogos envolvendo Aliança (GO), Iranduba (AM), Caucaia (CE) e Juventus (CE), com destaque para a equipe amazonense, que venceu as seis partidas no turno e returno, encerrando a primeira fase com 18 pontos. A segunda posição ficou com o Aliança, também classificado. Já entre os dias 6 e 10 de abril, as equipes da Região Sul se enfrentaram em Criciúma e Coritiba, com jogos entre a equipe da casa, Coritiba, Duda/Canoas e Foz Cataratas, sendo que os dois times paranaenses garantiram as duas primeiras vagas da chave e o Criciúma também se classificou como um dos dois melhores terceiros colocados. Fechando a primeira etapa, as equipes da Região Sudeste -Vasco da Gama, Ferroviária, São José e ADECO -, se enfrentaram em São Paulo e no Rio, com Vasco da Gama, ADECO e Ferroviária passando para a segunda etapa.

Agora os oito melhores times disputam dois quadrangulares sendo que os dois melhores de cada chave avançam as semifinais. A composição das chaves ficou da seguinte maneira: Grupo 1 – Iranduba (AM – 1º geral), Coritiba (PR – 4º geral), Aliança (GO – 6º geral) e Criciúma (SC – 8º geral); Grupo 2 – Vasco da Gama (RJ – 2º geral), ADECO (SP – 3º geral), Foz Cataratas (PR – 5º geral) e Ferroviária (SP – 7º geral).

 

Sair da versão mobile