Concurso específico da Assistência Social não era realizado a mais de 20 anos

O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, juntamente com a Secretária Municipal da Assistência Social, Família e Relações com a Comunidade, Herinne Vitória Arguello e a  chefe do escritório regional do Trabalho e Desenvolvimento Social, Roberta Barco , esteve reunido nesta segunda-feira (16) com os  aprovados no concurso público realizado pela secretária de Assistência Social  para o direcionamento dos locais onde os novos  servidores serão lotados.

O concurso específico da Assistência Social não era realizado a mais de 20 anos. Hoje são 39 colaboradores, entre psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais que somarão ao trabalho já realizado pelas equipes da Ação Social nos diferentes equipamentos de atendimento do município. Todos os novos servidores passaram por uma capacitação, como forma de treinamento antes de iniciarem as atividades.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Herine Arguello, este é um compromisso assumido com o Ministério Público e a expectativa é poder melhor atender à população. “A realização do concurso e a conseqüente convocação dos aprovados representa um avanço para nós. Queremos bem atender à comunidade e agora cada um já foi encaminhado para seu posto de trabalho e irão somar às nossas equipes da Ação Social”, destacou a secretária.

O prefeito Reni Pereira citou em seu discurso a importância da Assistência Social do município para o cidadão que necessita do apoio do equipamento. “O que se espera do poder público é dar uma mão amiga para aqueles que precisam da Assistência Social. Às vezes uma mão que vocês estão estendendo para eles não é apenas uma ajuda do município, mas sim uma colaboração para a mudança do futuro daquele cidadão” disse.

O prefeito citou casos de pessoas que foram assistidas pela Secretaria de Assistência Social e tiveram suas vidas transformadas, como exemplo, Elisângela Ramos. Através da Assistência Social , Elisângela realizou uma capacitação no Patronato Municipal, aprendeu uma profissão e hoje é carpinteira.  Ela também foi uma das contempladas e recebeu no mês de março a chave da sua casa própria no conjunto habitacional Grande Lago.

“Se vocês optaram por essa profissão com certeza vocês tem a vocação e hoje entram para colaborar com o município e com aqueles que buscam apoio na Assistência Social, sejam bem vindos” completou o prefeito.

Para a educadora social, aprovada no concurso, Ivana Kather, esta era uma boa oportunidade que esperava acontecer. “A vaga era muito importante para mim, fiquei feliz de ter sido aprovada e por estar hoje aqui podendo começar então a contribuir com o serviço de assistência social do nosso município.

A chefe do escritório regional do Trabalho e Desenvolvimento Social, Roberta Barco, esteve presente na reunião e destacou a parceria entre estado e município. “Nós enquanto estado trabalhamos em parceria com os municípios, prova dessa parceria aqui em Foz do Iguaçu, são as contrapartidas do estado em alguns equipamentos da Assistência Social, como por exemplo, a Residência Inclusiva e tantos outros. Recebemos vocês de braços abertos e pedimos: deixem de lado política partidária e vamos fazer política social. Os que vocês precisarem do estado, peguem o telefone, vão até o escritório e conversem com a gente”, salientou.

“Nós fizemos um concurso público, foi uma grande satisfação para mim saber que irei trabalhar na secretaria de Assistência Social , em um momento tão delicado em que o sentido da Assistência Social é colocado em questão. Vamos somar a equipe para trabalhar e mostrar a importância da Assistência Social e garantir o direito do cidadão, disse o novo servidor Pedro Brasileense , Psicólogo Junior.

Roberta Barco também anunciou para os próximos dias a vinda de recurso para a compra de 10 veículos que serão direcionados para a Assistência Social mediante a parceria do governo do estado do Paraná na pessoa da deputada estadual Claudia Pereira.

Sair da versão mobile