500+ da Suinocultura premia 15 terminadores campeões

Quinze produtores rurais, mestres na arte de terminação de suínos, foram os atores principais do evento “500+ da Suinocultura”, promovido pela Lar Cooperativa Agroindustrial, em parceria com a empresa de genética suína Topigs Norsvin, em Medianeira, no Oeste do Paraná.

Segundo o presidente da Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, eles se destacaram entre 175 criadores associados à Cooperativa, por alcançar média superior a 500 pontos do índice de eficiência  produtiva, equiparando-se aos melhores resultados obtidos na suinocultura mundial.

Segundo o gerente de integração pecuária da Cooperativa, Dirceu Zotti, o braço de suínos representa cerca de 5% dos negócios da Cooperativa, que somaram R$ 4,054 bilhões no ano passado. Ao todo, os suinocultores associados confiaram à Lar a comercialização, via Cooperativa Central Frimesa, de 351 mil cabeças. “Os ganhos em eficiência resultam sempre em melhor remuneração para o produtor e melhores resultados finais para a Cooperativa. Todos ganham”, observa Zotti.

Presente ao evento, o diretor para o Brasil da Topigs Norsvin, André Costa destacou a importância da integração e busca de eficiência entre os diferentes elos da cadeia de produção suína. Segundo ele, a parceria histórica entre as duas empresas Cooperativas ganha ainda maior intensidade com os novos lançamentos e com a recente fusão entre a holandesa Topigs e a norueguesa Norsvin, que resultou na segunda maior empresa de genética do mundo. “Estamos investindo 19 milhões de euros anuais em pesquisa e inovação, para assumir a liderança”, disse.

Os campeões

O evento 500+ da Suinocultura incluiu palestra com Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador do Cepea-Esalq/USP, abordando o tema “Mercado de Grãos e Proteína Animal”, seguida de entrega de brindes oferecidos pela Topigs Norsvin e almoço de integração.

Os homenageados: Ary Pedro Hilgert, Antonio Eberhardt Rohden, Adelar Kaiser, Alice Maria Heck Schneider, Claudinei Paulo Kroetz, Eduardo Meller, Jair Mulling, João Reichert, Leandro Copetti, Leonir Carlos Sgarbi, Lirio Barkert, Marcos Antônio Danuzo, Nilson Stabellini, Olívio Pedro Lenz e Valdir Gobbi.

Filhos da TN70 estão chegando

A parceria firmada entre a Topigs Norsvin e a Lar Cooperativa inclui o pioneiro sistema InGene de produção em núcleo fechado, onde a granja recebe durante o povoamento, fêmeas bisavós, avós e matrizes F1. Depois, passa a produzir sua autorreposição.

A partir deste momento, a granja recebe de fora apenas sêmen dos melhores reprodutores Topigs Norsvin. O plantel de matrizes é integrado à base de dados PigBase na Holanda através de softwares que orientam o processo de seleção.

Este sistema reduz o custo genético, aumenta a biossegurança e aproxima a Cooperativa parceira do topo da pirâmide genética mundial.

Entre outras vantagens, o sistema InGene inclui a produção na Cooperativa Lar, da TN70, mais novo lançamento Topigs Norsvin que vem sendo apontado por pesquisadores e geneticistas como a melhor matriz suína do mundo.

“As primeiras avaliações são extremamente positivas e prometem resultados excepcionais”, diz Evandro Cesar Beraldin, coordenador de suinocultura da Cooperativa, lembrando que em duas semanas estarão nascendo as primeiras leitegadas das fêmeas TN70 das granjas Lar Cooperativa Agroindustrial.

 

 

Sair da versão mobile