Projeto institui programa Geração Atitude nas escolas paranaenses

O governador Beto Richa sanciona a Lei N.o 849/2015, que cria o Programa Geração Atitude. Fazem parte do projeto, secretaria de Educação, Ministério Público e Assembleia Legislativa. Participaram: secretária de Educação, Ana Seres Comin, presidente da Assembleia Legislativa, dep. Ademar Traiano, promotor de justiça e coordenador do Projeto, Eduardo Cambi, promotora Sâmia Benavides, vencedora e autora do projeto Geração Atitude, Ingrid Ribeiro Serafim Souza, o assessor especial de Juventude do Governo do Paraná, Edson Lau Filho entre outros. Curitiba, 26-04-16. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Foi sancionada nesta terça-feira (26) a lei que institui nas escolas paranaenses o programa Geração Atitude. O programa promove a cidadania e a participação dos estudantes na vida pública e nas atividades sociais. A lei foi proposta pela estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de Cianorte, no Noroeste do Estado, tramitou nas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná e foi aprovada pela Casa. É a primeira vez que o projeto de um estudante da rede estadual tramitou e foi aprovado para se tornar política pública estadual.

O Geração Atitude é uma parceria que reúne o Ministério Público do Estado, a Secretaria de Estado da Educação, a Assessoria Especial de Juventude do Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. O projeto de lei da aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, elaborado sob a orientação do professor e sociólogo Márcio Rogério Penachio, foi selecionado durante as atividades do programa no ano passado.

Richa destacou a importância da discussão da política e da cidadania, principalmente neste momento do Brasil, em que o papel das instituições assume relevância. “A participação popular é fundamental para que tenhamos gestores públicos mais responsáveis e políticos mais comprometidos com o futuro de nossa sociedade”, afirmou o governador. “O grande mérito desta proposta é dar condição do exercício pleno da cidadania. É imprescindível a participação de todos no acompanhamento da vida de nosso país e daqueles que mereceram a confiança de nosso voto”, ressaltou.

“Como dizia Bertolt Brecht, o pior ignorante é o ignorante político, porque ele não sabe que sua vida depende da política. A educação, a segurança, e o emprego dependem da política, que é o principal caminho para mudar a sociedade de forma ordeira e construtiva”, disse o governador. “Nada melhor do que nascer das novas gerações, de nossos adolescentes e jovens, a consciência cidadã e a participação da vida de nossa cidade e estado, acompanhando e apresentando propostas para aprimorar os poderes constituídos.”

A lei sancionada pelo governador estabelece que o Geração Atitude seja promovido anualmente nas escolas públicas e privadas na terceira semana do mês de novembro; prevê sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Paraná, além de integração nas campanhas institucionais da Assembleia.

Sair da versão mobile