Estudantes de Foz participam de festival pedagógico de trânsito da PRF

Cerca de 3,3 mil estudantes do Ensino Fundamental da região de Foz do Iguaçu participam a partir desta semana do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), uma ação pedagógica desenvolvida desde 2004 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em diversas regiões do país.

O objetivo da iniciativa, que acontece pela primeira vez no Paraná, é envolver alunos, educadores, pais e gestores públicos em uma ação efetiva de educação para a construção de um trânsito mais seguro.

O Fetran pretende incentivar que as instituições incluam, em caráter permanente, a temática do trânsito nas mais diversas disciplinas de seu currículo, de forma transversal, para que o assunto faça parte do dia-a-dia da comunidade escolar.

Com o tema “Transformando atitudes para salvar vidas”, o festival prioriza, entre outros temas específicos, o uso da cadeirinha e do cinto de segurança; o excesso de velocidade; a embriaguez ao volante; as ultrapassagens irregulares; e a segurança dos motociclistas.

Para viabilizar o projeto, a PRF disponibiliza profissionais, material didático e dados estatísticos relacionados às comunidades locais. O conteúdo programático sobre segurança no trânsito é abordado de acordo com o planejamento pedagógico elaborado pelos profissionais das escolas envolvidas.

A ação prevê ainda a produção de trabalhos como atividade de palco, maquetes, poesia, dança, música, gráficos e textos, entre outras modalidades. Cada escola promoverá uma feira temática própria relacionada ao Fetran.

Nos últimos meses, policiais rodoviários federais já estiveram presentes nas escolas participantes, onde deram palestras e participaram de debates sobre o projeto, que deve se estender até o final do primeiro semestre.

A PRF começou a distribuir nesta segunda-feira (25) kits com réplicas de placas de sinalização de trânsito e fitas adesivas que simulam linhas divisórias de pistas e faixas de pedestres, materiais de apoio que serão utilizados nas atividades com os alunos.

O lançamento das atividades práticas do Fetran acontece nesta quarta-feira (27), entre 8h30 e 10 horas, na Escola Municipal Rosália de Amorim Silva, localizada na Rua Cacique, 883, Jardim Canadá II, em Foz do Iguaçu.

Na manhã de quinta-feira (28), às 9 horas, representantes da PRF e da Prefeitura de Foz do Iguaçu assinam o termo de adesão ao programa, na sede do Sest/Senat (Rua Rufino Vilhordo, 155, Parque Presidente II).

O Fetran é mais uma ação de educação desenvolvida pela PRF para contribuir com a redução dos índices de violência no trânsito, com base na valorização da convivência social, das diversidades culturais e do exercício da cidadania.

Sair da versão mobile