Budel diz que assumiu secretaria com obras já em andamento

Entre os mandados de condução coercitivas e de busca e apreensão à residências cumpridos pela Polícia Federal durante a execução da Operação Pecúlio, na terça-feira (19), estava a do atual secretário Municipal de Obras, Carlos Juliano Budel, que foi ouvido e liberado em seguida. Em entrevista à Rádio Cultura, Budel informou que respondeu todas as perguntas feitas durante o depoimento, ressaltando que assumiu a secretaria em 23 de novembro do ano passado, quando a maior parte das grandes obras que estão sendo realizadas na cidade, já estavam em andamento.

“Não teve nenhum ponto que ficou sem ser esclarecido e não tem nenhuma ação nossa como secretário de obras, que venha denegrir a imagem. As ações estão claras e respondi tudo o que me foi perguntado. Todas as grandes obras que estão sendo realizadas já estavam sendo executadas quando assumi, apenas estou dando continuidade”, disse Budel.

Ouça a entrevista:

Operação Pecúlio

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), informou que apurou a existência de indícios de ingerências dos gestores do município, de forma direta e indireta, em empresas contratadas para prestação de serviços e para realização de obras junto à Administração Municipal. As empresas receberam quantias milionárias de recursos públicos federais (PAC e outros), bem como de empresas contratadas para prestar serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A CGU identificou uma série de irregularidades, como: restrições de competição e outras fraudes formais e contratuais; irregularidades que comprometeram a execução contratual; e irregularidades relacionadas com prejuízo ao Erário (como superfaturamento, por exemplo). Foi identificada, ainda, participação de pessoas ligadas à Administração Municipal em empresas, por meio de interpostas pessoas que mantêm importantes contratos com o município.

Durante toda a manhã de terça-feira (19), foram cumpridos 4 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária, 19 conduções coercitivas e 51 mandados de busca e apreensão. A Operação aconteceu em Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

Sair da versão mobile