CBF realiza Congresso para debater questões envolvendo o futebol

Compartilhar conhecimento, debater projetos e buscar soluções para a contínua melhoria do futebol brasileiro. Esses são os objetivos do “Somos Futebol – Semana de Evolução do Futebol Brasileiro”, evento que a CBF promoverá de 25 a 30 de abril, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Especialistas nacionais e internacionais de oito áreas ligadas ao futebol irão dividir o palco nos quatro primeiros dias. Os dois últimos serão dedicados ao simpósio médico que contará com a presença dos clubes das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, além do futebol feminino.

A parte técnica abrirá a semana de debates, com as palestras do atual técnico da Seleção Italiana, Antonio Conte, e do treinador da Seleção Brasileira, Dunga. O uruguaio Diego Aguirre, do Atlético Mineiro, acompanhará os dois nos debates subsequentes. Conte, tricampeão italiano pela Juventus, assumirá o Chelsea pelas próximas três temporadas após a disputa da Eurocopa, em junho. Gestão esportiva, categorias de base, futebol feminino, arbitragem, calendário e competições, a internacionalização de marcas, licença de clubes e fair play financeiro serão os outros temas abordados, totalizando 28 conferencistas, sendo 12 internacionais.

Na segunda-feira (25), além de Conte, o turno da tarde reservará a participação de Franco Baldini, que atuou como assistente da Seleção Inglesa durante quatro anos e foi diretor de futebol do Real Madrid. Na terça-feira (26), será a vez do português Vitor Pereira, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, e do paraguaio Hugo Figueredo, diretor de Competições da Conmebol.

No dia seguinte, a gerente de Desenvolvimento de Futebol Feminino da Conmebol, Lorena Soto, e a gerente de Competições Femininas da Conmebol, Andrea Ortiz, estarão presentes para o debate sobre o futebol feminino. No mesmo dia, a internacionalização das marcas será abordada pelo colombiano Arturo de la Fuente, executivo de Negócios Internacionais e Desenvolvimento do Barcelona; o brasileiro Ricardo Villar, CEO da Florida Cup; e a alemã Ann Carolin Onnen, diretora da German American Insights in Sports e líder do processo de comercialização da Bundesliga (Campeonato Alemão).

Para continuar a série de encontros, na quinta-feira, o licenciamento de clubes e o fair play financeiro estarão em debate com Eduard Dervishaj (diretor da Área Internacional da Federação Espanhola de Futebol), Kepa Larumbe (diretor Jurídico da Federação Espanhola), o argentino Jair Bertoni (chefe de gabinete da European Professional Football Leagues e consultor FIFA) e o português Joaquim Milheiro (Metodologia da Federação Portuguesa de Futebol).

Profissionais da CBF no evento

O coordenador-geral de Seleções, Gilmar Rinaldi, e os coordenadores de Futebol Feminino, Marco Aurélio Cunha, e das categorias de base, Erasmo Damiani, serão mediadores dos debates sobre os temas respectivos ao trabalho de cada um. Os diretores Manoel Flores, de Competições, e Reynaldo Buzzoni, de Registro e Transferência, e o presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa, também estão confirmados.

Simpósio médico

O “Somos Futebol – Semana de Evolução do Futebol Brasileiro” se encerra com o II Simpósio de Educação Continuada da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF), nos dias 29 e 30, que conta com recursos do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014. Com o objetivo de promover a educação continuada por meio de palestras, mesas-redondas e debates em prol do desenvolvimento da medicina do futebol brasileiro, o simpósio contará com a presença de médicos do Campeonato Brasileiro das Séries A, B e C e do Feminino. O tema central deste ano será Performance x Recuperação de Jogadores de futebol: uma abordagem multidisciplinar.

CBF

Sair da versão mobile