Índios ficam feridos em confronto em propriedade de brasileiro no Paraguai

No último sábado (16), seis índios ficaram feridos durante um confronto com funcionários da propriedade agropecuária León de Ajuda S.A. do distrito de Nova Esperança, no Departamento de Canindeyú, no Paraguai. Os indígenas ocupam uma parte da fazenda pertencente ao brasileiro Juliano Barbian, que está em disputa judicial. Os indígenas pertencem a tribo Avá Guarani, da comunidade Jejytymiri.

Segundo informou a polícia paraguaia, o capataz da fazenda, Araujo Morel, chegou em uma caminhonete acompanhado de quatro guardas e se aproximou dos indígenas para mostrar uma decisão judicial referente a disputa pelas terras. Quando o capataz desceu do veículo, o cacique teria ordenado que os indígenas disparassem. O capataz se atirou no chão, enquanto os guardas revidavam com disparos de balas de borracha.

Os índios feridos foram atendidos por bombeiros voluntários e levados ao Pronto Atendimento de Traumas em Cidade do Leste. Faustino Villalba, membro da comunidade indígena, relatou que não houve enfrentamento, sendo que os índios não estavam armados. “Vivemos na comunidade há 20 anos, onde 20 famílias ocupam a terra e se dedicam a agricultura”, disse Villalba.

Fonte: Diário Vanguardia

Sair da versão mobile