Reordenamento poderá transformar parte da Av. República Argentina em Calçadão

Com o intuito de melhorar a fluidez no trânsito da cidade, e buscando acabar com o gargalo existentes na Avenida Paraná com a Avenida República Argentina e outras avenidas como a Costa e Silva e a Mato Grosso, o Vereador Dilto Vitorassi (PV) solicitou ao Instituto de Transporte e Trânsito – FOZTRANS um estudo de readequação de trânsito na cidade de Foz do Iguaçu, priorizando o sentido Oeste / Leste e que, caso seja bem sucedido, a Avenida República Argentina poderá, no futuro, se transformar em um calçadão a ser articulado com a derrubada do muro do exército.

“A cidade vem passando ao longo dos anos por uma descompassada crescente de veículos, o que faz neste momento, a gente repensar o sentido de ruas importantes como a república Argentina, Costa e Silva, Paraná e tantas outras que poderão receber um melhoramento de fluidez. Entendo que feito isso, já poderemos dar início a um repaginamento paisagístico na cidade ao começar pelo redimensionamento do trânsito nas proximidades do 34º batalhão que poderá se transformar em um belo calçadão, utilizando-se as matas ciliares como parte integrante deste calçadão, ressaltando-se que o tráfego central tem que se adequar a área de preservação permanente”, destacou o Vereador ao fortalecer a solicitação.

No documento encaminhado ao Foztrans, Vitorassi destaca alguns itens importantes que devem receber uma atenção especial do Instituto, Segundo ele, o tráfego advindo das regiões nordeste e leste, assim como a demanda de veículos da Avenida Costa e Silva poderão ser direcionados para o sentido sul, na altura da Avenida Mato Grosso, que, por sua vez deverá se transformar em via de mão única, intercalando entradas e saídas da região central da cidade, desde a República argentina até a Rua Edmundo de Barros, de modo que será dada preferência ao sentido Oeste/Leste.

“Precisamos repensar alguns trechos. Um exemplo é o tráfego de uma parte dos veículos advindos da região do bairro São Francisco. Estes deverão utilizar a Avenida República Argentina até a rua Mato Grosso, onde deverá seguir a mesma rota de entrada do centro da cidade que os veículos que vem da região do bairro Três Lagoas. Outra parte do fluxo advindos também daquela região do São Francisco poderá ser redimensionada pela Rua Mané Garrincha e Avenida República Argentina, entre outras, sentido norte, que poderão utilizar a Rua Princesa Izabel, Rua Manoel Vicente Pereira, fazendo assim o mesmo trajeto dos veículos da região do bairro Três Lagaos”, explicou o parlamentar.

No pedido de estudo, o vereador destaca ainda a necessidade de realizar o processo de integração do transporte coletivo urbano devendo ser priorizado o TTU – Terminal de Transporte Urbano, sendo que a rota deverá ser feita pelas vias laterais da região central e utilizando sempre as ruas paralelas ao Rio Paraná, com o objetivo de diminuir o tráfego na Avenida República Argentina, desde o Cataratas JL Shopping até a Avenida JK.

Em resposta a solicitação proposta pelo parlamentar, o Instituto de Transporte e Trânsito – FOZTRANS, encaminhou ofício a Câmara Municipal destacando que estudos estão sendo realizados pelo Departamento de Engenharia de Trânsito, buscando estabelecer um novo reordenamento do trânsito em Foz do Iguaçu.

O Instituto destaca ainda que, com a liberação de novas vias que estão sendo abertas pela administração municipal, e tão cedo sejam liberadas, existirá um período de adaptações aos motoristas e na sequencia um reordenamento do fluxo.

“Espero poder contribuir para com este novo modelo de reordenamento do trânsito, uma vez que a cidade precisa criar novas vias de acesso que façam o cidadão/motorista escolher o melhor trajeto até a sua casa ou ao seu trabalho e que desta forma não torne a lentidão do trânsito um stress diário”, finalizou Dilto Vitorassi.

Câmara/Foz

Sair da versão mobile