Embaixador do Reino Unido para Mudanças Climáticas visita Itaipu

A usina de Itaipu recebe nesta quarta-feira (30) a visita de Sir David King, embaixador permanente do Reino Unido para Mudanças Climáticas, ex-conselheiro científico de Tony Blair e presidente do conselho do grupo de inovação urbanística Future Cities Catapult.

Ele está no Brasil para participar de eventos sobre cidades inteligentes e armazenamento de energia e vem a Foz do Iguaçu a convite da diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff.

Em Itaipu, o britânico vai conhecer os laboratórios do Parque Tecnológico Itaipu: Centro de Mobilidade Elétrica Inteligente – Mob-i, Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos e Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens.

A agenda de Sir David King no Brasil começou em Curitiba, onde participou do evento Smart City Business America Expo & Congress 2016.

O programa Mob-i, que a usina de Itaipu desenvolve em parceria com o Centro de Engenharia e Inovação das Industrias da Mobilidade (CEiiA), de Portugal, e com o Parque Tecnológico da Itaipu (PTI-BR), está entre os temas de interesse de Sir David King. “Quero conhecer o que o Brasil tem feito nessa área e ver como podemos trabalhar juntos para tornar nossas cidades mais inteligentes, seguras, inovadoras e sustentáveis”, afirmou.

O Mob-i utiliza veículos elétricos, postos de abastecimento (eletropostos) e a plataforma Mobi.me, aplicativo que traz em tempo real indicadores como o dinheiro poupado em abastecimento, o CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera e o número de quilômetros rodados.

O programa é desenvolvido não só na usina, mas também em Curitiba, onde, além do CEiiA, a parceria inclui a Prefeitura e a Aliança Renault-Nissan; e em Brasília, numa parceria com o governo do Distrito Federal, a CEB Distribuição, os Correios e a Renault-Nissan. Ainda em Brasília, Itaipu mantém o projeto Mob-i ONU, que atende o Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) no Brasil.

De Foz do Iguaçu, Sir David King seguirá para um seminário sobre armazenamento de energia, em Brasília, e depois irá para São Paulo, onde terá encontros com autoridades e empresários locais.

Itaipu Binacional

Sair da versão mobile