Esquerda anuncia Fernando Lugo à presidência do Paraguai em 2018

Faltando dois anos para as eleições gerais no Paraguai, o aglomerado de partidos de esquerda e centro-esquerda, denominado Frente Guasu, anunciou apoio a uma possível candidatura de Fernando Lugo, à presidente.

O anuncio aconteceu na noite de segunda-feira (29) durante uma coletiva de imprensa em Assunção, após decisão tomada em plenária. “A Frente Guasu decidiu promover a candidatura de Fernando Lugo para que volte a ocupar a cadeira presidencial”, disse Ricardo Canese, secretário da Frente.

O representante dos partidos apoiadores ressaltou que para a candidatura de Lugo, não será necessária nenhuma reforma ou emenda constitucional, sendo que ele não é senador vitalício como os outros ex-presidentes. A constituição paraguaia proíbe a reeleição presidencial, mesmo após um mandato cumprido por outra pessoa. No caso de Lugo, ele poderia concorrer novamente porque sofreu um processo de impeachment e disputou eleições para o Senado.

O ex-bispo católico venceu as eleições presidenciais em 2008, mas foi destituído por processo de impeachment em junho de 2012, após o “Massacre de Curuguaty”, onde policiais e sem-terras se enfrentaram resultando na morte de 17 pessoas. O processo contra Lugo foi questionado pelos países membros do Mercosul, pela rapidez com que foi decidido. O Congresso Paraguaio apresentou e votou pela destituição do presidente em 24 horas, o que resultou no afastamento temporário do Paraguai do bloco do Mercosul.

Fonte: ABC Color

Sair da versão mobile