Hospital Municipal de Foz do Iguaçu realiza a segunda captação de órgãos do ano

 

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu coordenou no último sábado (5), a segunda captação completa de múltiplos órgãos, realizada em 2016. A primeira foi realizada em fevereiro.

A captação aconteceu durante toda a manhã do último sábado (5) e foi realizada após a autorização da família de um paciente de 57 anos, vítima de Traumatismo Cranioencefálico (TCE) grave e que teve a morte encefálica confirmada através de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico.

Foram captados além do coração para válvulas, fígado, rins e globo ocular.

“O sucesso desse procedimento atribui-se ao esforço da equipe multidisciplinar, do diálogo com a família do doador e toda uma estrutura para receber a equipe responsável pela captação”, diz a gerente de Divisão da UTI e secretária da CIHDOTT, enfermeira Karin Aline Zilli Couto.

Ainda segunda a enfermeira, uma das dificuldades encontradas pela CIHDOTT, se dá ao explicar para os familiares sobre a morte encefálica. “Eles observam o paciente respirando e, muitas vezes, se negam a acreditar que não há mais possibilidades de sobrevivência”. Karin explica que a morte encefálica se constitui na interrupção completa e irreversível das atividades do cérebro. “Após o diagnóstico de morte encefálica, como resultado de um traumatismo craniano, tumor, derrame, entre outros problemas, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre”, pontua.

Para ser um Doador

O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo de ser doador. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada, em caso de parentesco até 4º grau ou com autorização judicial (não parentes).

A oportunidade de recomeçar a vida, quando as esperanças já são poucas, é o maior presente que alguém pode receber. E existem pessoas que precisam muito deste presente. Pense nisso!

Sair da versão mobile