Maria da Penha visita Delegacia da Mulher e do Turista

Na ultima semana do mês de fevereiro a Delegacia da Mulher e do Turista de Foz do Iguaçu recebeu uma visita ilustre da precursora de uma das lei mais aplicadas pela Delegacia da Mulher nos últimos anos a Lei Federal 11340/2006, a cearense Maria da Penha.

HISTÓRIA

Em maio de 1983 Maria da Penha foi vitimada por seu então marido, Marco Antonio Heredia Víveros com um tiro nas costas enquanto dormia, que a deixou paraplégica. Em 1994, Maria publicou o livro “Sobrevivi… Posso contar”, sendo que, em 1998 serviu de instrumento para denunciar o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), sendo então o Brasil condenado e obrigado a cumprir algumas recomendações de mudar a legislação brasileira permitindo uma maior proteção à mulher em situação de violência doméstica e a punição do agressor, sendo então criada a Lei Maria da Penha.

VISITA

Em Foz do Iguaçu para participar de um evento privado no Hotel Mabu Thermas & Resort, Maria da Penha fez questão de conhecer as instalações da Delegacia da Mulher de Foz do Iguaçu, conversar com a delegada Dra. Monica Ferracioli e os policiais da instituição. “Depois da luta para o meu agressor ser condenado, não podia parar. Quando as pessoas falavam em Maria da Penha, muitos acreditavam que a lei em meu nome seria uma homenagem póstuma a minha pessoa, mas estou viva e hoje estou viajando pelo Brasil para cobrar a implementação da lei”, afirmou Maria da Penha.

A Delegacia da Mulher de Foz do Iguaçu instaurou 977 inquéritos policiais no ultimo ano, 2015, contra crimes de violência contra a mulher, sendo que destes, 942 foram concluídos, o que equivale a mais de 96% da demanda concluída. Além dos inquéritos, foram encaminhadas ao Poder Judiciário aproximadamente 646 medidas protetivas.

Sair da versão mobile