Expo Paraguai-Brasil quer melhorar comércio de fronteira

Foi lançada na quinta-feira (3) a oitava edição da Expo Paraguai-Brasil, que será realizada em setembro durante a Expo Maquila, em Assunção. A exposição tem o objetivo de mostrar os benefícios em investir em território paraguaio. Em 2015, 55 empresas brasileiras foram atraídas pelos baixos impostos e mão de obra barata.

O ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, ressaltou que existem 62 programas de maquila a serem executados. a Lei de Maquila do Paraguai (nº 1.064/2000) prevê isenção de impostos para importar maquinários e matéria-prima. Quando a mercadoria manufaturada deixa o país, o imposto incidente corresponde a 1% sobre o valor da fatura de exportação.

A meta do governo Horácio Cartes é exportar USD 800 milhões em maquila até 2018. Em 2015 foram USD 300 milhões. O governo espera que mesmo com a crise econômica brasileira, o país consiga neste ano de 2016, um crescimento de 20% nas exportações.

O ministro informou ainda, que e com estes investimentos espera-se potenciar o comércio de fronteira, gerando mais postos de trabalho. “Precisamos fazer com que o comércio de fronteira volte saudável, de marca e legal”, disse.

A feira de negócios acontece entre os dias 14 e 15 de setembro, no Sheraton Asunción Hotel, com a presença de empresários brasileiros e paraguaios.

Sair da versão mobile