Fundação Cultural organiza oficinas de músicas nos bairros de Foz

A Fundação Cultural vai investir nas oficinas de música nas principais regiões de Foz do Iguaçu, com o apoio da banda de música da Guarda Municipal – GM. O diretor presidente Adailton Avelino explica a iniciativa. “O projeto realizado pelos servidores da GM é de extrema qualidade. Vamos fomentar ainda mais esta ação. Nós teremos este ano um enorme investimento da formação de músicos e instrumentas. Estamos lançando as oficinas de qualificação musical nos bairros”, afirma.

De acordo com Avelino, a planejamento é atingir as seis grandes regiões.  “As oficinas acontecerão no Morumbi, Três Lagoas, Vila C, Centro, Porto Meira e Jardim São Paulo. E os interessados aprenderão instrumentos metais de sopro, como sax, flauta, trombones, de cordas, como violino, percussões, teclado, entre outros”. Uma reunião aconteceu nesta quarta-feira (02), na sede da Fundação para alinhar os detalhes do planejamento, com a participação do vereador Hermógenes de Oliveira (Mogênio).

Banda de Música da Guarda Municipal

A banda tem um repertório de 70 músicas fixas, que abrange hinos e canções populares. O maestro Celso Luiz Teixeira comanda a banda. Teixeira tem uma vasta experiência e está na área desde o início da década de 80. “Estamos ha muitos anos formando músicos em Foz do Iguaçu e agora estamos focados no projeto da Banda da Guarda Municipal, há mais de 04 anos. De acordo com o coordenador do projeto, o guarda municipal Adir Ledesma dos Santos, o projeto tem três objetivos específicos, promoção de cultura para a comunidade, aproximação social e policiamento preventivo. “São músicos da cidade. Temos também a possibilidade da participação de alguns guardas municipais, mas é aberto para o público. O projeto tem a banda principal com 30 músicos e uma segunda equipe composta por músicos juvenis. A ideia é para eles possam melhorar o repertório. São os próprios músicos que ensinam os jovens aprendizes. A nossa próxima apresentação será no dia 27 de maio na Festa Maína e quem estiver interessado é só ligar no 2105-9693”. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, à noite.

Por PMFI

 

Sair da versão mobile