Comissão do Mercosul define pautas para próximas reuniões

Os deputados que compõem a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa se reuniram nesta quarta-feira (02) para definir a forma de trabalho da Comissão para esse semestre.

Entre os temas sugeridos pela presidente da Comissão, deputada Maria Victoria (PP), está o reordenamento da infraestrutura existente no Estado do Paraná com a modernização do Porto de Paranaguá para um ‘Porto sem Papel’, visando a desburocratização do processo de exportação e importação. “Esse reordenamento significará uma modernização do porto, com a redução dos custos operacionais, incremento de investimentos em transporte, energia e telecomunicações”, explicou. “Esse projeto já foi iniciado pela Administração dos Portos e enquanto Comissão vemos a necessidade de oferecer suporte de modo a potencializar, fiscalizar e verificar os gargalos de implementação do Projeto Porto Sem Papel”, completou.

Para isso, em uma próxima reunião serão convidados representantes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) para expor a real situação da implantação desse projeto.

Também foi discutida a criação da Semana do Comércio Exterior, com o objetivo de fomentar o turismo de negócios, e a situação de 1400 professores de língua espanhola, concursados do Estado, que estão sem exercer a função. “Nesse caso enviaremos um requerimento à secretária de Educação para saber o porquê desses professores não estarem lecionando a língua espanhola. É preciso saber qual o impedimento para que eles possam exercer as suas funções”, disse a deputada Maria Victoria.

 

Sair da versão mobile