Itaipu recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Por assessoria

Menção Honrosa proposta por Chico Brasileiro reforça a importância de criação de Fundo Estadual

Fotos: Pedro de Oliveira/Alep

A Assembleia Legislativa concedeu Menção Honrosa nesta segunda-feira (29) aos diretores do Complexo Turístico Itaipu (CTI) por ter recebido, no início do ano, um dos mais importantes reconhecimentos do turismo mundial: o Prêmio Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação, concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A homenagem foi proposta pelo deputado Chico Brasileiro (PSD).

“Temos que dar a relevância merecida a essa premiação para mostrarmos à sociedade que nossas empresas, públicas ou privadas, estão imbuídas em fazer o melhor pela atividade turística e o desenvolvimento econômico”, afirmou Brasileiro. “A Assembleia, nesse sentido, cumpre o dever de reconhecer a Itaipu pelo trabalho de engrandecimento do turismo e das boas práticas de governança”.

Em seu discurso, o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, destacou que as visitações à usina arrecadam cerca de R$ 12 milhões com média de 500 mil turistas por ano. Somente o CTI gera 250 empregos e possui oito atrativos turísticos dentro de suas instalações. Um dos principais motivos para o reconhecimento da OMT é que parte da arrecadação (cerca de R$ 3,2 milhões) é destinada para um fundo de estudos e pesquisas sobre energias renováveis, projetos socioambientais e um programa de intercâmbio técnico no Parque Tecnológico de Itaipu.

Neste mês, a Itaipu Binacional comemorou a marca dos 20 milhões de visitantes. Além de Piolla, receberam a Menção Honrosa o diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo, e a gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu, Jurema Fernandes. A indicação ao Prêmio Internacional da OMT foi feita pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz.

Sair da versão mobile