Programa de Aquisição de Alimentos beneficia agricultores e entidades

O Programa de Aquisição de Alimentos -PAA, que promove a compra de produtos da agricultura familiar com a doação simultânea para entidades assistências, contará este ano em Foz do Iguaçu com R$ 700 mil para a sua execução. O termo de adesão entre a Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, foi renovado este mês e assim garantirá a continuidade desse programa que tem 130 agricultores cadastrados para fazer o fornecimento da sua produção e 198 entidades assistências que recebem esses produtos.

A distribuição mensal é de cerca de 40 toneladas de alimentos. A média de pessoas atendidas por esse projeto, que assegura uma renda para os pequenos produtores e atendimento de qualidade a famílias amparadas pela rede socioassistencial, é de mais de 18 mil.

Os produtos adquiridos por meio do PAA são encaminhados ao Banco de Alimentos, que funciona na avenida Andradina, no bairro Cidade Nova e para a Pastoral da Criança. São eles os responsáveis pela distribuição dos hortifruti, como verduras, legumes e frutas, e produtos de panificação para as entidades assistenciais, organizações não governamentais – ONGs e casas de recuperação. Instituições que atendem crianças, jovens e adultos.

O Banco de Alimentos recebe a produção dos agricultores familiares de segunda à quarta-feira, até às 12 horas. No período da tarde desses mesmos dias e durante todo o dia de quinta e sexta-feira é feita a entrega de acordo com a necessidade de cada entidade. Os representantes dessas instituições vão até o Banco de Alimentos fazer essa retirada em semanas alternadas, numa espécie de rodízio para que todas sejam atendidas. Atualmente das 198 entidades cadastradas 128 estão realizando essa retirada. Já a Pastoral da Criança faz a destinação as unidades dos bairros onde presta atendimento.

Cada produtor inscrito no programa pode fornecer por ano R$ 6,5 mil. Além de receber de forma direta a produção da agricultura familiar, o Banco de Alimentos conta ainda com outros parceiros, que repassam produtos resultado de apreensões, como: a Receita Federal, Ministério da Agricultura, Polícia Federal e do Porto Seco. Também o Banco de Alimentos do Provopar instalado na Ceasa está sempre contribuindo com frutas, legumes, verduras. São produtos que tem condições de consumo, mas não comercialização, e por isso vão para o Banco de Alimentos do programa do voluntariado, que faz a triagem e a distribuição. O Programa de Aquisição de Alimentos vem se fortalecendo, promovendo a geração de renda local e qualidade de vida para a população atendida. Os agricultores são incentivados a uma produção orgânica dos alimentos e quem recebe desenvolve hábitos alimentares saudáveis.

Sair da versão mobile