Divulgada a programação de vencimento e entrega do IPTU/2016

Bastará entrar no site da prefeitura no www.pmfi.pr.gov.br e será disponibilizado o link IPTU/2016. Esse acesso faz parte da programação da Secretaria Municipal da Fazenda para o IPTU/2016. O vencimento da primeira parcela e da cota única para quem vai pagar a vista com 10% de desconto, será no dia 11 de abril. Essa data poderá ser prorrogada de acordo com a logística que envolve a distribuição dos carnês. A entrega, dos cerca de 98 mil carnês, nos domicílios deve ser finalizada até 30 de março.

Para ter acesso via internet é necessário ter em mãos o número de inscrição do imóvel. O IPTU/2016 terá um reajuste de 10,68% de acordo com o Índice Geral de Preços Médios da Fundação Getúlio Vargas – IGPM – FGV. Esse é o índice utilizado pelo município como base de cálculo e correção dos tributos municipais e débitos de quaisquer naturezas. O cálculo realizado entre dezembro de 2014 e novembro de 2015, resultou na variação de 10,6873%. Esse reajuste será aplicado naqueles imóveis que não tiveram nenhuma obra de ampliação ou nova construção e nos terrenos que não ganharam obras de construção. Já os contribuintes que diminuíram a área construída e comunicaram a Secretaria Municipal da Fazenda, contarão com redução no imposto.

O cálculo do IPTU é feito com base no valor venal do imóvel.  No caso dos imóveis com edificação a porcentagem é de 1% sobre o valor venal determinado pela legislação vigente. Já para os terrenos vagos, a porcentagem é de 2%. No carnê ou boleto impresso pela internet, além da cobrança do IPTU estão incluídas também as taxas de coleta de lixo para imóveis prediais; Taxa de combate ao incêndio e também a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública, para imóveis territoriais, aqueles sem construção.

O contribuinte que adquiriu o imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida, não vai necessitar nesse ano procurar a Secretaria da Fazenda, para pedir a isenção do IPTU. Esse benefício será concedido às famílias que solicitaram a isenção do ITBI- Imposto sobre Transmissão de Bens  Imóveis, a partir de agosto de 2015, receberão em casa o carnê apenas com as taxas, os mesmos não terão que solicitar a isenção do imposto predial, que será concedido automaticamente por dois anos.

 

Sair da versão mobile