Policiais paraguaios estão proibidos de extorquir turistas

Com o aumento no número de denúncias de abuso de autoridade, o comando da Polícia do Alto Paraná, em Cidade do Leste, emitiu uma resolução para que policiais deixem de deter veículos de turistas locais ou estrangeiros, sem um motivo claro. A decisão pretende diminuir as denúncias de maus-tratos, extorsões e até sequestros.

Com a resolução 150/2, o comissário Darío Aguayo, pretende que os agentes facilitem e ofereçam segurança ao deslocamento de veículos de turismo, principalmente os com placas estrangeiras. Também fica proibida a retenção indevida de turistas em barreiras policiais. A ordem já havia sido dada informalmente e agora em forma de resolução, para que os agentes que desobedeçam sejam punidos.

A maioria das denúncias partem de turistas, relatando que por não conhecerem a cidade e as leis do país, acabam sendo extorquidos com altos valores em dinheiro.

De acordo com Aguayo, os controles policiais devem acontecer sempre acompanhado de um comando, com agentes uniformizados e o loca sinalizado com cones. “O agente deve ajudar, direcionar e prestar serviço ao turista e não causar problemas durante o trajeto”, disse o chefe da Polícia Nacional.

Sair da versão mobile