Forças armadas apoiam combate à dengue na fronteira

 

Por AMN

A Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveram nesse sábado, 13, mais uma campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika vírus e febre chikungunya. A mobilização contou com a presença do secretário executivo do Mistério do Turismo, Alberto Alves, e com ações desenvolvidas por 130 militares do Exército e da Marinha. A campanha realizada em Foz foi batizada de Dia do Esclarecimento, já que as Forças Armadas trabalharam para levar informações aos moradores. “É um reforço muito importante para o trabalho que estamos realizando em Foz”, afirmou o Secretário Municipal da Saúde, Gilber Ribeiro.

A concentração foi no começo da manhã na praça da Bíblia, na região do Jardim São Paulo. Autoridades municipais, estaduais e federais uniram esforços para chamar a atenção para o risco de contrair as doenças transmitidas pelo mosquito. Na fronteira, há cerca de 13 casos de dengue confirmados por dia. “Dos 399 municípios do Paraná, 143 já registraram casos positivos de dengue, sendo que nove estão em estado de epidemia. Não é o caso de Foz, que está na classificação de alerta”, disse o chefe da 9ª Regional da Saúde, Ademir Ferreira.

Antes das 9h, o grupo saiu em carreata até a região central. Quarenta militares do Exército ocuparam oito pontos estratégicos em que distribuiram panfletos de orientação e conversaram com a população. No cruzamento das avenidas Paraná e República Argentina, a gerente administrativa Adriana Gomes passava de carro e foi abordada pelos soldados. Ela voltava para casa depois de passar a noite no hospital com suspeita de dengue. “É fundamental que as pessoas aprendam a se proteger do mosquito, verificando suas casas e usando repelente”, disse.

O representante do Ministério do Turismo também ajudou na distribuição de panfletos, abordando inclusive visitantes que estavam à passeio na cidade. “Não há risco para o turismo, mas precisamos mobilizar a população da tríplice fronteira para evitar uma epidemia”, disse Alberto Alves. A mobilização realizada hoje envolveu 353 municípios brasileiros.

SANTA CASA

Já os 90 militares da Marinha se dedicaram à visitação de casas e empresas na região da Capitania dos Portos. Um dos pontos que chamou a atenção foi o prédio da antiga Santa Casa, que ocupa quase o quarteirão inteiro e encontra-se em estado de abandono, com muito lixo acumulado. “Vamos intensificar as ações nessa região já na semana que vem, e se necessário aplicar multa ao dono do imóvel”, disse o coordenador do CCZ, André de Souza Leandro. A multa, que também pode ser aplicada a residências e comércios, tem valor mínimo de R$ 1,4 mil podendo chegar a R$ 7 mil.

HOSPITAL MUNICIPAL

O secretário executivo do Ministério do Turismo também visitou o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, onde conheceu a ala para internamento de pacientes com dengue. Alberto Alves ficou surpreso com a organização dos leitos, e disse que considera a estrutura uma das melhores do Brasil. A ala foi equipada pela comissão administrativa, que atualmente

SEMANA DA DESCONTAMINAÇÃO

O mutirão municipal, que começa na segunda-feira, 15, e vai até a sexta-feira, 19, ganhou o nome de Semana da Descontaminação. A meta é envolver toda a comunidade num trabalho coletivo de limpeza. Os trabalhos estão previstos para começar às 8h na região Leste (Morumbi). O ponto de partida das equipes serão as sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os grupos serão formados por militares, agentes de endemias e agentes de saúde. Fiscais da Secretaria Municipal da Fazenda irão acompanhar os trabalho, notificando e multando os locais em que forem encontros focos do mosquito.

Sair da versão mobile