Aulas nas escolas municipais e CMEIs começam na segunda-feira, 15

As férias escolares e o recesso da semana do Carnaval chegaram ao fim para os milhares de alunos matriculados para o ano letivo de 2016, nas escolas e centros municipais de educação infantil – CMEIs. Foram mais de 60 dias de descanso e nesta segunda-feira (15), é hora de voltar a ocupar os bancos escolares. As 51 escolas municipais e 34 CMEIs já estão prontos para receber os mais de 25 mil alunos que terão pela frente 201 dias letivos de aula. Cada unidade está preparando uma forma de recepção à esses alunos. Principalmente os centros de educação infantil que atendem crianças de seis meses a cinco anos de idade.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Lisiane Veeck Sosa, “ nossos professores, secretárias, diretores,  coordenadores, enfim toda a comunidade escolar está preparada para esse retorno  às atividades . Tivemos o recesso entre o final do mês de dezembro, no mês de janeiro e agora no feriado do Carnaval, porém a equipe da secretaria da Educação realizou durante esse período o planejamento escolar e pedagógico para esse ano letivo” , destacou Lisiane.

Na semana de reabertura das escolas no início de fevereiro, começou também a segunda fase de matrículas recebendo os alunos transferidos de escolas particulares, outros municípios ou estado e também entre os estabelecimentos da rede municipal, além dos estudantes egressos (que pararam e desejam voltar a estudar). Os pais que procuraram a escola mais próxima de casa e não encontraram vagas devem procurar a Secretaria da Educação, que montou um atendimento para esses casos, na secretaria da Escola Municipal Parigot de Souza,na rua Benjamin Constant, 493, na região central, próximo ao cemitério São João Batista. O horário de funcionamento é das 8 às 14 horas, e será possível verificar quais as escolas que têm disponibilidade de vagas para esse ano letivo.

Volta Aulas CMEIs

Nas escolas municipais no primeiro dia de aula será hora das crianças  conhecerem a nova sala de aula, os colegas de turma e os professores. Na sequência começa o trabalho pedagógico das disciplinas. Já nos CMEIs as coordenadoras e professoras estão decorando os centros para receber os alunos que tem idade máxima de cinco anos. Essa primeira semana será de acolhimento dos pequenos, que sempre sentem a separação dos pais. Nesses  dois meses sem frequentar o CMEI muitos acabam estranhando essa volta. Por isso nesses primeiros dias a volta às atividades é trabalhada de forma gradativa. Para que os pequenos se readaptem.

Na área de educação infantil o preparo para essa volta as aulas contou com a  aplicação do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação dos Agentes de Apoio, cargo criado para auxiliar o professor em sala de aula.  Segundo Lisiane “ainda este mês estaremos fazendo  o chamamento dos pais que inscreveram os filhos na lista de espera por vagas nos CMEIs. Queremos diminuir substancialmente a fila de esperara e atender o maior número de crianças. O contato será feito pela diretora do CMEI, por telefone, a partir da segunda quinzena deste mês, após a distribuição de turmas. Atualmente temos na nossa lista espera cerca de 3,5 mil crianças. Estamos programando para este ano a inauguração de três novos centros, o que vai permitir que grande parte desta lista seja atendida”, disse a Secretária.

Lembrando que a Secretaria da Educação está atendendo em novo endereço na avenida JK 3.225, no prédio da antiga loja do Bordin Construções. O contato pode ser feito pelo telefone 8401-6314. Outros telefones de contato são:

Diretoria de Educação Especial 8401-6316 com Vivien;

Diretoria de Ensino Fundamental 8401.6124 com Lucila;

Diretoria de Educação Infantil – 9907-8450, com Nancy;

Departamento de Transporte Escolar 8401-6325 – Daniel.

Legenda – Segunda-feira terminam as férias de cerca de 25 mil alunos da rede municipal de ensino

Sair da versão mobile