Agentes penitenciários se manifestam por contratação de concursados


Agentes penitenciários se manifestaram no início da manhã desta quinta-feira (11), em frente a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II. A manifestação que acontece à nível estadual, pedindo o chamamento imediato dos aprovados no concurso em 2013. O governo do Estado manifestou que pretende contratar agentes por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Cerca de 400 pessoas foram chamadas para reforçar o efetivo das penitenciárias paranaenses, mas até agora ninguém foi chamado. O servidores são contrários à contratação por PSS, alegando que funcionários públicos são melhores formados e comprometidos para o trabalho.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Petruska Sviercoski, seria necessária a contratação de pelo menos mais 1,6 mil agentes para se equiparar com o estabelecido pelo CNPCP.

“O número de encarcerados subiu 104% nos últimos sete anos. Em contrapartida, a contratação de agentes penitenciários não acompanhou esse crescimento, ficando aquém da realidade do sistema penitenciário”, explica Petruska.

De acordo com vistorias realizadas pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OABPR) em 27 unidades penitenciárias do estado no segundo semestre de 2012, o número insuficiente de agentes para dar o atendimento necessário e realizar a movimentação dos presos obrigava, muitas vezes, dez servidores a cuidar de 500 presos na parte da noite.

Sair da versão mobile