Hospital Municipal reativa ala para pacientes com dengue


De acordo com a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Patrícia Foster Ruiz, a ala irá possibilitar um atendimento especializado garantindo mais agilidade na realização dos exames e hidratação do paciente.

“A ala foi estruturada com todo mobiliário e equipamentos novos, disponibilizando 20 leitos com cama e mais 10 poltronas e conta com toda comodidade para atender de forma eficaz e eficiente os pacientes que necessitam de acompanhamento”, destaca a diretora, que reafirma a finalidade para o atendimento de dengue na instituição, classificados na categoria “C” e “D”, onde estão os casos mais graves.

“O espaço, está à disposição a partir dessa sexta-feira (5), para atender a demanda vinda da Unidade de Pronto Atendimento – UPA e do Pronto Atendimento – PA Morumbi, encaminhados via SAMU”, pontua Patrícia.

A orientação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde é de que as pessoas que apresentem os sintomas da doença procurem primeiramente suas Unidades Básicas de Saúde- UBS, colocando assim em prática o protocolo definido no município para atendimento das vitimas do mosquito Aedes Aegypti.

Capacitação

Os colaboradores da unidade hospitalar receberam na noite de quinta-feira (4), no auditório Padre Germano Lauck, um reforço das orientações, participando de mais uma capacitação sobre Manejo Clínico para Dengue sob a responsabilidade da enfermeira Mara Ripoli da Divisão de Epidemiologia de Foz do Iguaçu.

A direção da instituição destaca que a capacitação é sempre um importante instrumento de atualização técnica dos profissionais que lidam com pacientes na rotina de atendimento e conduta adequada.

Epidemia de dengue

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu decretou situação de epidemia de dengue, após a confirmação de 280 casos da doença para cada 100 mil habitantes. A situação se agravou no início deste ano, quando foram notificados 1184 casos e confirmados 393 pessoas infectadas.

Segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado neste mês de janeiro, a cidade apresentou 7% de infestação, quando o aceitável é de 1%.

Ações e estratégias

O município aderiu à campanha nacional denominada “Dia D”, que deu início nessa última quinta-feira (4), pelo Ministério da Saúde. As Forças Armadas devem apoiar as ações em 356 cidades com o esforço de 220 mil militares.

A Secretaria Municipal da Saúde também promove nesse sábado (06), a campanha Hora H, de combate ao Aedes Aegypti. A iniciativa pretende estimular todos os moradores a dedicar 10 minutos de seu tempo para fiscalizar suas próprias residências ou empresas, eliminando recipientes que acumulem água e possam tornar-se criadouro do mosquito da dengue, zika e chikungunya. A ação está marcada para as 10h. A Campanha Hora H ocorrerá simultaneamente em todos os municípios do Paraná, em parceria com o Governo do Estado, prefeituras e sociedade civil organizada.

O município irá preparar um grande mutirão de limpeza que deve ocorrer depois do Carnaval. Além de contar com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) o mutirão também receberá o apoio de todas as secretarias municipais e com a colaboração dos presidentes de bairros.

Assessoria HMFI

Sair da versão mobile