Educadores se mobilizam no combate contra o Zika Vírus

A secretária municipal de Educação Lisiane Sosa, esteve em Brasília representando o município, onde participou de uma assembleia com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e representantes de secretarias de Educação de todos os Estados e do Distrito Federal.

Durante a reunião, reitores, representantes de entidades educacionais e secretários estaduais e municipais de educação dos 115 municípios com maior risco de epidemias das doenças mapeados pelo Ministério da Saúde assinaram um pacto da educação brasileira contra o zika.

O ministro informou que o governo prepara, para 13 de fevereiro, uma mobilização nacional para conscientização e eliminação dos criadouros do mosquito. Participarão 220 mil militares, 260 mil agentes de saúde e 48 mil agentes da vigilância sanitária. “As escolas são, talvez, a melhor resposta que a gente tenha nesse momento para o combate à doença”, afirmou Mercadante. Cerca de 48 mil agentes de vigilância sanitária do país estão trabalhando na causa.

Entre as ações previstas para combater o mosquito estão à produção e distribuição de materiais como cartilhas educativas com orientações para combater o mosquito, que serão entregues em todas as escolas. O material será produzido para quatro públicos: alunos crianças, alunos jovens, pais e professores.

Além disso, a atividade de prevenção deve ser prioridade na semana pedagógica de escolas, com campanhas de conscientização e mobilização; e nas recepções de calouros em universidades, que devem organizar atividades dedicadas ao combate ao mosquito.

Ainda como parte do calendário de ações em escolas e universidades, em 19 de fevereiro, haverá uma mobilização de entes governamentais, artistas e intelectuais que comparecerão aos estabelecimentos de ensino para ajudar na mobilização. A previsão é de que data simbolize o dia de combate ao mosquito, já que no dia 19 dos meses seguintes novas atividades devem ser realizadas nas escolas.

O ministério também lançará uma página no facebook para envolver alunos, pais e professores no mutirão de combate. Os usuários serão incentivados a compartilhar experiências de prevenção e combate por meio da rede social.

Sair da versão mobile