Audiência debate criação de Fundação Municipal de Saúde

Durante a tarde de quinta-feira,03, o Presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná, Carlos Alexandre Lorga, esteve na Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, apresentando em Audiência Pública o modelo de gestão de implantação da Fundação Estatal em alguns hospitais da rede estadual.

O Prefeito Municipal e o Secretário Estadual de Saúde solicitaram ao Doutor Carlos uma prevê explicação sobre a fundação e o que fazer para o Município ter uma, quando o Hospital e Maternidade Municipal forem inaugurados.

De acordo com o Carlos Alexandre, a fundação é um caminho de gestão mais modernizada e eficiente, melhorando o atendimento ao cidadão. “Ela é um órgão da administração indireta que é vocacionada especializada em cuidar e prestar o serviço a população a nível hospitalar. A formação da fundação é feito através de pessoas escolhidas pela prefeitura, mas com participação do controle social que é exercido pelo Conselho Municipal de Saúde”, explicou o presidente.

O Diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira de Souza, esteve presente na audiência e comentou sobre o apoio que o Governo Estadual está dando para o Município ter um hospital modelo. “São Miguel realmente há uma longa data que está sem uma estrutura de atendimento a saúde. Então como o prefeito está realizando o sonho dos são-miguelenses construindo esse hospital e maternidade, nós do Governo do Estado, entramos como parceiros e estamos acompanhando de perto e vendo que está sendo muito bem aplicado o recurso. Isso nos dá a tranquilidade para continuar apoiando e buscando outras possibilidades”, disse Ademir.

Participaram da audiência além da equipe da Saúde de São Miguel, o Prefeito em Exercício, Secretários e Vereadores Municipais, Diretora do CISI e Secretários de Saúde dos municípios vizinhos.

Características da Fundação Estatal em Saúde:

*Adoção patrimonial se admite que seja inteiramente do poder público, ou parte pública e parte privada

*Personalidade jurídica de direito público, ou de direito privado, que será definida por Lei

*Desempenho de atividade atribuída ao Estado no âmbito social

*Capacidade de administração autônoma

*Sujeita-se ao controle da Administração Direta, conforme limites estabelecidos na Lei que a cria.

Vantagens da Fundação Estatal em Saúde:

*Maior flexibilidade e maleabilidade em contraponto as normas puras de Direito do Estado.

*Uma especialização técnica nos serviços públicos a serem prestados e que culmina em um melhor alcance no desenvolvimento social.

*Possibilidade de obter recursos financeiros de outras fontes, além do Poder Público, como por exemplo, no caso da saúde como prestador de serviços do Sistema Único de Saúde, o que lhe aporta uma vantagem orçamentária com agilidade na contratação de funcionários. E ainda, obter benefícios fiscais por ser possível alcançar a qualificação como entidade filantrópica.

*Redução da volatilidade da influência política na consecução de seus objetivos.

 

Sair da versão mobile