Procissão para Iemanjá percorrerá ruas de Foz até o Rio Paraná

Seguidores das religiões afro-brasileiras comemoram nesta terça-feira (2) o Dia de Iemanjá, considerada a Rainha das Águas. Em Foz do Iguaçu, a festa acontece desde 1976. A procissão sairá às 16h30 da terceira pista da Avenida Juscelino Kubitschek, no centro, passando pela Avenida Brasil e Avenida Jorge Schiemmelpfeng, em seguida a carreata entra na Avenida General Meira, onde segue até o Iate Clube Cataratas.

Neste ano, os barcos entrarão pelo Rio Paraná e navegarão até o encontro com o Rio Iguaçu. Além dos membros do Candomblé e Umbanda, toda a comunidade dos três países da fronteira está convidada a participar da homenagem à Iemanjá.

Iemanjá

Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”. No Brasil, a deusa Iemanjá recebe diferentes nomes, dentre eles: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, etc.

Iemanjá é a padroeira dos pescadores. É ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em casos de desafetos amorosos.

No dia 2 de fevereiro acontece em Salvador, capital do Estado da Bahia, a maior festa popular dedicada a Iemanjá. Neste dia, milhares de pessoas trajadas de branco fazem uma procissão até ao templo de Iemanjá, localizado na praia do Rio Vermelho, onde deixam os presentes que vão encher os barcos que os levam para o mar. O Dia de Iemanjá também acontece em 31 de dezembro.

Sair da versão mobile