Foz do Iguaçu decreta epidemia de dengue

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu decretou situação de epidemia de dengue, após a confirmação de 280 casos da doença para cada 100 mil habitantes. A situação se agravou no início deste ano, quando foram notificados 1184 casos e confirmados 393 pessoas infectadas.

Com o decreto de epidemia, o município diminuiu a burocracia para tomar medidas de combate à doença, como a compra de equipamentos e medicamentos. A orientação é que as pessoas procurem as unidades de saúde de referência de cada região assim que apresentarem sintomas como como dores no corpo e febre.

A enfermeira da Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Mara Ripolli, ressaltou que tanto o serviço de saúde pública, quanto o privado, estão atendendo uma grande demanda no atendimento de suspeitas de dengue. “Com uma epidemia a situação deve piorar, aumentando a espera pelos serviços”, disse.

Segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado neste mês de janeiro, a cidade apresentou 7% de infestação, quando o aceitável é de 1%.

Ação

O Prefeito Reni Pereira esteve em reunião na tarde desta segunda-feira (01) com o Secretário Municipal da Saúde, Gilber Ribeiro, o Coordenador Geral do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) André Leandro, a Diretora de Vigilância em Saúde Ariana Aline Stumpf e demais autoridades, para definir ações da Mobilização contra a Dengue.

O município irá preparar um grande mutirão de limpeza que deve ocorrer depois do Carnaval. Além de contar com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) o mutirão também receberá o apoio de todas as secretarias municipais e com a colaboração dos presidentes de bairros.

Um ofício foi enviado ao Exército Brasileiro, solicitando o apoio de 100 homens e 30 veículos por um período de 10 dias.“Toda a estrutura pública deverá ser mobilizada, faremos também duas ou mais reuniões por semana com o comitê da dengue para o planejamento e acompanhamento das ações”, salientou o prefeito.

Sair da versão mobile