Governador reforça compromisso do Estado com a liberdade de imprensa

Governador Beto Richa, acompanhado da vice-governadora, Cida Borghetti, do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Ivan Bonilha, do secretário do Planejamento, Silvio Barros, do presidente da Copel, Luiz Viana, do diretor do BRDE, Orlando Pessuti e da deputada estadual, Maria Victória e demais autoridades, participa da posse do novo presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Alexandre Barros e do presidente do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná (SERT), Caíque Agustini.Curitiba, 29/01/2016Foto: Ricardo Almeida / ANPr

O governador Beto Richa participou  da posse das novas diretorias da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná (Sert/PR). Richa reforçou o compromisso de apoio ao setor e à liberdade de imprensa. “Acreditamos e defendemos a imprensa livre e repudiamos qualquer tentativa de controle da mídia”, disse ele, ao ressaltar o caráter democrático do rádio. “Trata-se de um veículo de comunicação que entra em todos os lares, dos mais abastados aos mais humildes, prestando um importante serviço, que é o de levar informação de maneira isenta.”

À frente da Aerp na gestão 2016/2017 estará o diretor do Grupo Maringá de Comunicação, Alexandre Barros. Já no Sert/PR, o atual presidente Caíque Agustini, diretor do Grupo Verde Vale de Comunicação, foi reeleito para os próximos três anos.

Richa também enfatizou o apoio ao setor. “Renovamos o compromisso de fortalecimento das entidades, por meio de convênio com a Copel e a Fomento Paraná, para que as empresas possam investir em novas tecnologias e melhorias de serviços”, disse.

A vice-governadora Cida Borguetti lembrou da parceria com a Aerp na divulgação de mensagens de combate à violência contra a mulher e solicitou apoio na divulgação de mensagens informativas sobre dengue, zika vírus e leishmaniose. “Precisamos deste foco na saúde pública para proteger a população destas doenças, em especial as grávidas e as crianças”, afirmou ela.

– De acordo com o novo presidente da Aerp, Alexandre Barros, a eleição marca o início de uma nova etapa, mas em continuidade à trajetória de inovação e assertividade aberta pela entidade nos últimos anos.

Um dos grandes desafios da gestão será abrir caminho para a digitalização, assim como ocorreu com a TV aberta. “Queremos trazer o rádio, de forma gratuita, para os celulares”, disse Barros. Outro projeto é a migração de 150 emissoras de AM para FM.

Caíque Agustini, do Sert, disse que o principal desafio será encontrar formas para contornar a crise econômica brasileira e crescer. “Teremos que encontrar soluções criativas, mas acreditamos que o setor possa crescer muito”, afirmou Agustini.

Fundada em 1975, a Aerp reúne hoje mais de 350 emissoras de rádio e TV no Estado. Márcio Villela deixa a presidência da associação após duas gestões (2012/2014 e 2014/2016). A partir deste ano, ele será diretor Institucional da Aerp.

“Nesses quatro anos implementamos projetos inovadores, que se tornaram referência nacional. Ampliamos o ensino a distância e programas de capacitação para fortalecer o segmento”, afirmou. No evento, Villela anunciou a criação da primeira pós-graduação do Brasil em gestão de radiodifusão em parceria com a Uninter.

Participaram do evento o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Bonilha; o secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros; o diretor do BRDE Orlando Pessutti; o diretor presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho; o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna; a deputada estadual Maria Vitória; e representantes de entidades.

Sair da versão mobile