Unila oferece 695 vagas em 28 cursos com ingresso pelo SiSU

A UNILA disponibiliza 695 vagas em 28 cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre de 2016 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições estarão abertas entre 11 e 14 de janeiro, no endereço http://sisu.mec.gov.br. A primeira chamada de candidatos está programada para o dia 18 de janeiro, nas páginas do SiSU e da UNILA. As regras para ingresso na UNILA estão previstas no edital PROGRAD 079/2015.

As matrículas dos candidatos serão realizadas nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. São 25 vagas para cada curso, com exceção de Medicina (30 vagas) e Arquitetura e Urbanismo (15 vagas). O curso de Música tem seleção específica e já está com inscrições abertas (veja edital). Caso as vagas não sejam preenchidas, serão chamados, por meio de editais próprios, os candidatos que estiverem inscritos na fila de espera do SiSU. A inscrição na fila de espera deverá ser feita no site do SiSU, de 18 a 29 de janeiro. Os candidatos devem ficar atentos aos editais de convocação posteriores à primeira chamada, que serão publicados no site da UNILA.

A UNILA adota a política de cotas, definida pela Lei 12.711/2012, regulamentada pelo Decreto 7.824/2012 e pela Portaria Normativa 018/012/MEC. Assim, 52% das vagas serão reservadas a estudantes que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio em escolas públicas. Nesse percentual, estão incluídas as vagas destinadas a alunos de baixa renda familiar e pretos, pardos e indígenas. No ato da inscrição no SiSU, o candidato deverá indicar se irá concorrer pelo sistema de cotas ou o de ampla concorrência.

Estudantes que pretendam concorrer ao auxílio estudantil (moradia, transporte, alimentação) somente poderão solicitar o benefício depois de matriculados, mas as regras gerais estão disponíveis (consulte aqui).

Ranking de excelência

A UNILA obteve a terceira colocação no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), divulgado recentemente, com pontuação de 4,247, ficando atrás apenas da UFRGS (4,349) e Unicamp (4,380). Os dados são referentes a 2014 e ao IGC contínuo. No ICG faixa, essas instituições e outras nove, todas públicas, obtiveram nota 5 – a pontuação máxima – destacando-se como universidades de excelência no Brasil.

O IGC é um indicador de qualidade do Ministério da Educação, que avalia as instituições de educação superior, levando em consideração os conceitos dos cursos de graduação, as avaliações dos programas de pós-graduação e a distribuição dos estudantes nos diferentes níveis de ensino. A classificação abrange um conjunto de 230 universidades (federais, estaduais e particulares) e institutos federais. No total, foram avaliadas 2.042 instituições de ensino superior.

“A Universidade vem cumprindo seu papel no sentido de proporcionar uma formação de qualidade, voltada para sua missão, que é a integração latino-americana”, diz o pró-reitor de Graduação, Eduardo de Oliveira Elias. “A UNILA prepara pessoas para enfrentar os problemas do Brasil e América Latina com sólida formação de competências e habilidades profissionais, humanas, culturais”, completa.

A UNILA também tem se destacado nas avaliações para reconhecimento de cursos, conduzidas pelo MEC. Até agora, foram reconhecidos 15 cursos, a maioria com nota 4. O curso de Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento obteve a nota máxima – 5.

Outro bom resultado foram as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015. O curso de Ciências Biológicas obteve conceito 5 e o curso de Geografia – Bacharelado, conceito 4.

“Essas recentes avaliações oficiais comprovam que a UNILA está no caminho certo”, afirma o pró-reitor.

Unila

Sair da versão mobile