Começa Operação Verão no litoral e costa oeste e noroeste do Paraná

O Governo do Paraná abre nesta quarta-feira (23) a operação Verão Paraná 2015/2016, com reforço nas atividades e nos serviços públicos no Litoral e nas costas Oeste e Noroeste do Estado. Até o fim do carnaval, em 10 de fevereiro, serão reforçadas ações e segurança, saúde, meio ambiente, energia, saneamento e turismo.

“O objetivo é preparar a estrutura destas regiões para melhor atender os moradores e veranistas”, diz o governador Beto Richa. Somente no Litoral, são esperadas mais de 1,5 milhão pessoas nesta temporada. “Com o reforço será possível oferecer assistência ágil e de qualidade à população que estiver nestas cidades, mesmo com o aumento já esperado da demanda”, destaca o governador.

A operação Verão Paraná terá participação das polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros; da Defesa Civil; das secretarias de Estado da Saúde, Segurança Pública e Administração Penitenciária, Cultura, Educação, Justiça, do Meio Ambiente e do Esporte e do Turismo, dos institutos das Águas e Ambiental do Paraná (IAP); da Copel e da Sanepar; e do Detran, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Simepar e Ministério Público.

“As estruturas de todas as secretarias já estão prontas e atuando nos balneários. A ordem do governador Beto Richa é a integração de todas elas com os municípios e a comunidade para a oferta do melhor serviço possível”, diz o coordenador estadual do Verão Paraná 2015/2016 e secretário-chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas.

LITORAL – Nesta terça-feira (22), os policiais militares que participarão da temporada no Litoral finalizaram curso para estabelecer um padrão de trabalho na temporada.

Além do policiamento, o Governo do Estado reforçou os serviços básicos em toda a faixa litorânea. O Corpo de Bombeiros terá guarda-vidas em todas as praias e fará a distribuição de pulseirinhas de identificação para as crianças.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente destinará 5,2 milhões para as prefeituras de Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná reforçarem os serviços municipais de limpeza, coleta e destinação de lixo durante os 53 dias do Verão Paraná.

O trabalho do Instituto das Águas também já começou com o monitoramento e coleta de águas para verificação da balneabilidade. A Sanepar, por sua vez, oferecerá serviços de abastecimento e de coleta e tratamento de esgoto e fará a instalação de duchas para os banhistas e limpeza das areias nas praias.

A Copel Telecom oferecerá mais uma vez pontos de internet sem fio e gratuita no litoral paranaense. Os aparelhos estão sendo instalados e devem entrar em funcionamento no início de janeiro. São cerca de 100 estações transmissoras de sinal wi-fi o dobro do que foi instalado no verão passado. Haverá pontos de acesso em Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Pontal do Paraná (Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shagri-lá e Pontal do Sul) e Ilha do Mel.

A novidade deste ano serão os pontos de Paranaguá, Antonina e Morretes. O serviço ficará disponível até o carnaval de 2016.

A Secretaria de Estado da Comunicação Social criou o aplicativo Verão Paraná para celulares, com informações sobre condições das estradas, das áreas próprias para banho, dicas de segurança, formas de economia de água. O aplicativo é gratuito estará disponível para download na Apple Store a partir desta quarta-feira (22). As informações também podem ser acessadas no site www.verao.pr.gov.br.

A Defesa Civil também preparou um esquema para atendimento da população em casos de alagamentos e inundações. “Tudo está sendo monitorado pelo sistema de alerta que temos na Defesa Civil. Também colocamos de prontidão a Mineropar e o Instituto das Águas para atender a população”, disse o coordenador.

AEN

Sair da versão mobile