Vigilância Sanitária suspende a comercialização do leite Lactomil

O Governo do Paraná, através da Secretaria Estadual da Saúde reforça fiscalização do leite à venda no Estado. Na foto, técnicos da vigilância sanitária coletam amostras de diferentes marcas para análise no Laboratório Central do Estado, em Curitiba. Curitiba, 16/05/2013. Foto: Venilton Küchler/SESA

A Secretaria de Estado da Saúde terminou, na quarta-feira, 09, a suspensão imediata da distribuição e comercialização do leite Lactomil, de Serranópolis do Iguaçu. Segundo nota divulgada, a ação aconteceu após denúncias, feita no dia 25 de novembro deste ano, sobre alterações no sabor do produto, foram encaminhadas amostras do leite que apontaram resultado positivo para presença de formol.

As amostras do lote fabricado em 1-12 validade 9-12 também apresentaram resultados positivos para a pesquisa de formaldeído. Foram realizadas cinco análises nos dois lotes e todas confirmaram a presença da substância. O leite da marca foi então interditado e determinada a inutilização do produto.

O Lactomil também era distribuído para alimentação de alunos de escolas estaduais na região Oeste do Paraná. As escolas foram alertadas e o leite descartado. “A quantidade de formol encontrada no produto não é tóxica. Até o momento, não fomos notificados sobre nenhum caso de intoxicação alimentar após o consumo do leite”, ressalta o chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Santana.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, o pagamento para a empresa foi sustado e o caso está em análise no departamento jurídico. Se a situação não for regularizada, a empresa pode sofrer sanções como o impedimento de participação em licitações públicas.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento suspendeu a aquisição de leite da G. M. Malacarne & Cia, que também era fornecedora do Programa Leite das Crianças para parte da região Oeste do Estado.

A interdição permanece até que haja comprovação de que o problema foi totalmente sanado pela indústria. O consumidor que encontrar o leite sendo comercializado não deve adquirir o produto. Comunique o fato à Vigilância Sanitária estadual pela Ouvidoria Geral da Saúde no telefone 0800 644 4414.

Sair da versão mobile