Prefeitura de Foz cria projeto de intercâmbio entre alunos do Brasil e da Itália

POR, AMN

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu por meio da Secretaria Municipal da Educação/diretoria de Ensino Fundamental apresentou ontem (03), o Projeto de Intercâmbio – Brasil e Itália para os estudantes e os pais de alunos na Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias.

O projeto tem como eixo temático o intercâmbio cultural entre os alunos de Foz do Iguaçu e da cidade de Rosignano Marittimo, da Itália. Propõe visitas a instituições culturais, entrevistas, percursos educativos aos pontos turísticos, fazendo uso das mídias e tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar.

Os objetivos são: Compreender a história da cidade/país/continente em que os alunos vivem, bem como as semelhanças e diferenças em relação à outra cidade/país/continente; Exercer a cidadania, comunicando-se, compreendendo, sabendo buscar informações, interpretá-las e argumentar; Realizar pesquisas por meio de ferramentas tecnológicas; Desenvolver o conhecimento e contato com uma língua estrangeira; Exercer a identidade de embaixador voluntário mirim (aluno); e, exercer a identidade de embaixador voluntário (professor).

De acordo com o projeto, as crianças estão cada vez mais cedo diante de tecnologias que imprimem velocidade máxima em tudo o que fazem: jogos de computador, videogames, televisão, e-mails, esportes de ação etc. Tudo é muito rápido; a parte visual é extremamente aguçada, chama a atenção por detalhes que os olhos infantis já se acostumaram a perceber: movimento, cores e tecnologia.

“Observar, escolher e pensar a respeito de assuntos, que de certa forma não estão no rol das escolhas infantis, pode trazer para o grupo novas possibilidades de reflexão sobre um assunto de grande importância: o conhecimento que se tem da própria história, ampliar a visão geográfica, conhecer outras histórias e culturas, reconhecer-se como parte do mundo globalizado”, afirma o escopo do texto.

A elaboração do projeto foi produzida pela equipe pedagógica, formada pelos servidores, Cleonice da Luz dos Santos, Jussara Marquezi, Lidiane Canever Wernke, Maria Selma Bispo, Silvia Helena Monteiro Fernandes, Vânia Eliziane Furlan e Wellington Severo da Silva. O público-alvo são os alunos do 3º Ano em 2015 da Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias em Foz do Iguaçu e os alunos da 3ª Série em 2015 da Escola Primária de Rosignano Marittimo, Região da Toscana/Itália. A duração do projeto é entre o 2º Semestre de 2015 e com término: 2º Semestre de 2017.

A 1ª Etapa 2015 do projeto está em andamento e tem como base, o Planejamento das metodologias entre os professores parceiros do projeto; Reunião com os pais ou responsáveis dos alunos para conhecimento e autorização de participação no projeto; A comunicação entre as turmas ocorrerá por meio de uma comunidade a ser criada para esse fim em um ambiente virtual (moodle); Cadastramento dos alunos participantes no moodle; Apresentação dos alunos através de vídeos, fotos. Finalização da 1ª Etapa com mensagem natalina e ano novo.

 

Sair da versão mobile