Fundação Cultural faz reunião para definir cronograma do Carnaval 2016

A Prefeitura de Foz do Iguaçu realizará nessa semana a primeira reunião para definir o Carnaval 2016. O encontro é uma iniciativa da Fundação Cultural e acontecerá no dia 02 de dezembro (quarta-feira), a partir das 9 horas da manhã, no auditório da instituição. O objetivo é ouvir o maior número possível de representantes de segmentos organizados, da iniciativa privada, institucionais e população, para definir o formato da folia do próximo ano.

Segundo o presidente da Fundação Cultural, Adailton Avelino Cantor, alguns setores já procuraram a instituição fazendo solicitações e buscando informações, mas qualquer decisão será tomada em consenso com todos. ‘Todos estão convidados’, disse Cantor. ‘Queremos a participação de representantes de toda a sociedade, do turismo, comercio e, principalmente, das famílias iguaçuenses, para que possamos fazer uma festa bonita que agrade a todos’.

O Carnaval 2016 acontece entre os dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro e segundo os organizadores, deverá trazer bastantes novidades. O primeiro tópico que será colocado em discussão, diz respeito ao local do acontecimento da festa momesca. De acordo com Cantor, o ponto de encontro dos foliões será definido juntamente com a sociedade iguaçuense, assim como o tema da folia e as atrações.

Para o prefeito Reni Pereira, a participação do iguaçuense nas tomadas de decisões que antecedem o trabalho de execução, é elementar para o sucesso do evento. ‘Se a festa é do povo, não podemos decidir sozinhos’, disse o prefeito. ‘Queremos ouvir a sociedade e juntos fazer um grande carnaval. Quando abrimos espaço para que as pessoas apresentem suas idéias, aumentamos a probabilidade de acertos. Ainda mais quando se trata de um evento popular’.

Carnaval da Saudade – Outro aspecto que será discutido na reunião marcada para a quarta-feira, é a organização do Carnaval da Saudade. O ‘baile’ que anima as tardes de folia acontece na Rua Marechal Deodoro, no domingo e terça-feira. Nos últimos anos, o local se firmou como ponto de encontro das famílias iguaçuenses e turistas, que buscam lugares mais tranquilos para se divertirem.

Na avaliação feita pela Fundação Cultural, as últimas três edições do Carnaval da Saudade tiveram um crescimento maior que o da Avenida Venezuela. A folia do centro da cidade é animada por cantores locais que abusam das marchinhas e relembram os antigos bailes carnavalescos. O concurso de fantasia infantil e a competição entre os blocos garantem a alegria dos foliões. Fatores que devem atrair mais investimento na estrutura. Estuda-se, também, a possibilidade de aumentar os dias de folia na rua.

A Fundação Cultural convidou para a reunião, a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), Conselho Tutelar, Rede Proteger, Iataipu, Unila, Unioeste, IFPR, Liga de Carnaval e representantes de grupos carnavalescos, Conselho Municipal Antidrogas, Comtur, Fundo Iguaçu e Secretaria de Turismo. A reunião é aberta para toda a população.

AMN

Sair da versão mobile