Foz do Iguaçu e Toledo dominam o pódio no badminton

As equipes de Foz do Iguaçu e Toledo garantiram o topo do pódio do badminton na 58ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), divisão A, em Francisco Beltrão. A equipe de Foz do Iguaçu ficou com o título geral no feminino, em sua primeira participação nos JAPs. Já a equipe de Toledo conquistou o tricampeonato no naipe masculino.

Na final da dupla mista, Ítalo Hauer e Thayse Cruz, de Foz do Iguaçu venceram por 2 sets a 0 (21/8 e 21/12) a dupla Alisson Vasconcellos e Ianca Mendes, de Toledo. A medalha de bronze ficou com Chen Zhibei e Loani Istchuk, de Foz do Iguaçu que superou por 2 sets a 1 (21/16, 17/21 e 21/14) Jaderson Fernandes e Giovana Antonio, de Maringá.

Na dupla feminina, com apenas três inscritas, Loani Istchuk e Thayse Cruz, de Foz do Iguaçu, venceram as duas partidas e ficaram com o título. O primeiro confronto foi contra Lilian Rocha e Maria Seehagem, de Palotina, por 2 sets a 0 (21/4 e 21/7). Na segunda partida venceram por 2 sets a 1 (21/19, 22/24 e 21/11) a dupla Fabiana Mendes e Ianca Mendes, de Toledo.

Na final da dupla masculina Alisson Vasconcellos e Eduardo Vaz, de Toledo, conquistaram o bicampeonato ao vencer por 2 sets a 0 (21/9 e 21/16) Chen Zhibei e Ítalo Hauer, de Foz do Iguaçu. Na disputa de terceiro lugar, a dupla Carlos Dias e Gustavo Brescancin, de Paranavaí superou por 2 sets a 0 (21/12 e 21/23), Alysson Namba e Jackson Shigaki, de Apucarana.

No confronto da prova individual, simples feminino, Thayse Cruz, de Foz do Iguaçu conquistou a medalha de ouro ao vencer Giovana Antonio, de Maringá, por 2 sets a 1 (15/21, 21/14 e 21/17). Já no simples masculino Ítalo Hauer, de Foz do Iguaçu, ficou com o título ao vencer Alisson Vasconcellos, de Toledo, também por 2 sets a 1 (12/21, 21/17 e 21/18).

Foz do Iguaçu veio com dois atletas da cidade e dois convidados. Os da casa, vêm de um projeto de base muito forte na cidade com aproximadamente 400 crianças, onde são monitoradas e treinadas com foco na seleção. O trabalho é desenvolvido pela prefeitura municipal, através da secretaria de esporte, em parceria com as comunidades chinesas do Brasil e Paraguai. “Esperamos conseguir no próximo ano novas parcerias à nível estadual para que esse trabalho se multiplique”, comentou o técnico Elizeu Paulo Machado.

Em função da comunidade chinesa ser muito forte na região, Foz vai sediar este ano o Sul-Americano de Badminton para jovens e adultos entre os dias 6 e 13 de dezembro, com a participação de mais de 300 atletas vindos de seis países, com favoritismo brasileiro. Além disso, após as Olimpíadas do Rio, a cidade também sediará o GP de badminton por possuir uma das melhores estruturas da modalidade no país.

Tricampeã consecutivo no masculino, a equipe de Toledo também vem de um projeto social, Time ASSVP Toledo de Badminton, o qual atende 80 crianças e jovens, em parceria com as escolas do município, encabeçado pela diretora Irmã Luiza Menin. “O projeto trabalhas todos os valores como cidadão não apenas o rendimento esportivo”, explicou a técnica Mara Carvalho que esteve substituindo o técnico e coordenador do projeto, Valdecir, que está há dois meses participando de um intercâmbio de badminton na China. “A equipe sentiu a falta do treinamento e suporte do Valdecir nos últimos meses, mas os resultados foram bons, dentro do possível, completou Mara.

Os atletas destaques da modalidade, escolhidos à critério da equipe de arbitragem, e que depois poderão ser indicados ao Prêmio Orgulho Paranaense, foram Ítalo Hauer e Thayse Cruz, de Foz do Iguaçu.

Classificação geral

Feminino

1º Foz do Iguaçu – 60 pontos

2º Toledo – 43,5 pontos

3º Palotina – 26,5 pontos

Masculino

1º Toledo – 51,5 pontos

2º Foz do Iguaçu – 49 pontos

3º Paranavaí – 23 pontos

Dupla mista

1º Ítalo Hauer e Thayse Cruz – Foz do Iguaçu

2º Alisson Vasconcellos e Ianca Mendes – Toledo

3º Chen Zhibei e Loani Istchuk – Foz do Iguaçu

Dupla feminino

1º Loani Istchuk e Thayse Cruz – Foz do Iguaçu

2º Fabiana Mendes e Ianca Mendes – Toledo

3º Lilian Rocha e Maria Seehagen – Paranavaí

Dupla masculino

1º Alisson Vasconcellos e Eduardo Vaz – Toledo

2º Chen Zhibei e Ítalo Hauer – Foz do Iguaçu

3º Carlos Dias e Gustavo Brescancir – Paranavaí

Simples feminino

1º Thayse Cruz – Foz do Iguaçu

2º Giovana Antonio – Maringá

3º Ianca Mendes – Toledo

Simples masculino

1º Ítalo Hauer – Foz do Iguaçu

2º Alisson Vasconcellos – Toledo

3 Sergio Nakanishi – Cascavel

SEED

Sair da versão mobile