Vereador Bobato lançara livro para narrar experiência vivenciada na Palestina

O vereador Nilton Bobato, do PCdoB, chegou de viagem nesta segunda-feira, 23, após passar sete dias no território palestino. Bobato foi, a convite do governo Palestino, com o objetivo de dar prosseguimento nas ações de cooperação científica, turística, tecnológica e cultural, entre as cidades de Foz do Iguaçu e Jericó na Palestina.

A viagem rendeu em importantes parcerias de intercâmbio entre a Unioeste e as universidades da Palestina e o PTI.

“Deixamos este país, com um aprendizado muito grande e com a convicção, mais forte ainda, de que a causa palestina é justa, necessária e é uma causa não só de um povo, mas da humanidade, por tudo o que representa esta região”, enfatizou Bobato.

Em sua página na internet, Bobato retrata o cerco e a injustiça contra os palestinos. “Coisas absurdas, como Jericó, que tem mais de uma dezena de fontes de água, mas o exército de Israel só permite que a cidade inteira seja abastecida por uma única nascente, as demais estão à disposição somente das poucas centenas de colonos judeus ou a cidade de Beitunia, que tem 80% de seu território agricultável ocupado e seus agricultores, para entrarem nas suas próprias terras, dependem de autorização e da vontade dos militares israelenses”.

O livro que será escrito pelo vereador pretende relatar o cotidiano de uma região que vive sob uma verdadeira apartheid social e mesmo assim se mantem resistente e capaz de preservar sua cultura.

Além do livro, o vereador conta que a viagem também será retratada por meio de uma exposição de fotografias, assinada por Paulo Porto. Os dois projetos têm a intenção de contribuir para a divulgação da causa palestina, que é sonegada pela grande imprensa nacional e internacional.

Sair da versão mobile