Oposição convoca greve geral contra eleições municipais de Cidade do Leste

Sindicato de taxistas, grêmios estudantis, professores e partidos políticos, estão convocando a população de Cidade do Leste, no Paraguai, para uma greve geral a partir das 18h (horário brasileiro) de terça-feira (24). Os movimentos pedem a anulação da reeleição da prefeita Sandra McLeod de Zacarías, do Partido Colorado.

Desde o anúncio do resultado das eleições, no domingo (16), manifestantes montaram acampamento em frente ao prédio da Justiça Eleitoral em Cidade do Leste, pedindo a anulação do resultado. Segundo os partidos opositores, houve fraude no processamento de algumas atas da votação e uso da máquina pública. Uma ação de nulidade das eleições foi apresentado ao Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.

No domingo os manifestantes ocuparam a “Plaza de la Paz”, no centro da cidade, questionando o andamento das eleições. Na última sexta-feira (20), a Justiça Eleitoral reconheceu a vitória de Sandra Zacarías, oficializando o resultado das eleições na segunda maior cidade paraguaia.

De acordo com o Tribunal Eleitoral, a atual prefeita foi reeleita com 40.547 votos, contra 31.771 votos do segundo colocado, Oscar González Drakeford, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA). Também foi oficializada a vitória dos 12 vereadores, ficando seis cadeiras com o Partido Colorado, três com o Partido Liberal, movimentos independentes com duas cadeiras e o partido Tekojoja com uma cadeira.

Fonte: Diario Vanguardia

Sair da versão mobile