Foz é destaque na criação de postos de trabalho

A taxa de retração de empregos no mês de outubro no Paraná foi menor que a média registrada pelo Brasil. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado na última sexta-feira (20), pelo Ministério do Trabalho e Emprego apresenta o Paraná com recuo de 0,32% no estoque de empregos com carteira assinada e o Brasil com índice de 0,42%.

Segundo o CAGED, o país perdeu 169.131 empregos com carteira assinada no período, com eliminação de vagas em setores como economia, construção civil e indústria de transformação. No Paraná, o saldo negativo foi de 8.695 postos de trabalho.

De janeiro a outubro deste ano, os setores de atividades que geraram o maior número de vagas formais foram de serviços, agropecuária e administração pública.

A pesquisa mostra os dez municípios paranaenses que mais criaram postos de trabalho em outubro e Foz do Iguaçu integra a lista em 9º lugar com a criação de 67 postos.

Confira a lista completa:

Pontal do Paraná – 659

São Mateus do Sul – 124

Antonina – 122

Medianeira – 114

Guarapuava – 107

Telêmaco Borba – 105

Guaratuba – 94

Morretes – 69

Foz do Iguaçu – 67

Santo Antônio da Platina – 53

Para o secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Sócio Econômico, Indústria e Comércio, Paulo Tremarin, a abertura de novas microempresas na cidade e das facilidades em se tornar um Micro Empreendedor Individual, MEI, são fatores que permitiram a criação de novos postos de trabalho em Foz do Iguaçu.

“A rede hoteleira também está um pouco mais aquecida e o crescimento do setor se dá em razão de Foz ser um destino barato aos brasileiros, aumentando a vinda de turistas e, consequentemente, os hotéis acabam contratando também. Outro fator é a instalação de grandes cooperativas e empresas pela região de Foz do Iguaçu, o que provoca a contratação em outras áreas”, disse.

Sair da versão mobile