1ª Patrulha Maria da Penha é entregue à Foz do Iguaçu

A cerimônia de entrega da 1ª Patrulha Maria de Penha em Foz aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18, no estacionamento do Fórum da cidade. O convênio firmado entre o Município e o Tribunal de Justiça do Paraná foi assinado durante a cerimônia. No Paraná o serviço já é realizado em Curitiba e Londrina. Foz é a terceira comarca a receber o projeto.

Para o Presidente do Tribunal da Justiça do Paraná, Paulo Vasconcelos, o projeto chega para ampliar e melhorar o atendimento à mulher vítima de violência em Foz. “Este é um trabalhando visionário, pois tem como objetivo acompanhar a vítima mesmo após o crime passar por julgamento. Com isso, aumenta sensação de segurança à estas vítimas”, ressaltou Vasconcelos que já atuou por 8 anos no município.

Na capital paranaense, em 18 meses da Patrulha Maria da Penha, foram realizados 56 encaminhamentos de agressores, presos em flagrante, à Delegacia da Mulher. O índice de reincidência de violência contra as mulheres que possuem medidas protetivas caiu à zero.

O responsável pela Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, o Juiz Ariel Dias, ressaltou a importância do projeto no sentido de encorajar a mulher, cada vez mais, em denunciar o crime.

“Este é um dos problemas mais graves. A mulher sempre apresentou medo em denunciar e com a Maria da Penha isso está mudando. Agora, aumentando essa segurança com o pós atendimento à vítima, estas denúncias devem acontecer com mais frequência. Sem medo”. Disse, finalizando que a patrulha representa uma vitória no combate a este crime.

Para a desembargadora Denise Kruguer, pioneira do projeto, o avanço chegou em Foz do Iguaçu. “Queremos, a cada ano, ampliar o projeto para outras comarcas. Vamos trabalhar para isso. Pois, é só analisar os índices envolvendo este crime que percebemos a importância do combate. É um avanço mesmo”. Finalizou.

A Guarda Municipal é quem coordenará a Patrulha Maria de Penha. O Diretor da GM em Foz, Cleomar Farias, ressalta que o trabalho será feito com rigor. “Atendemos, por mês, em torno de 40 ocorrências deste crime. Agora, com a patrulha, vamos atender e acompanhar a situação. Mesmo após o julgamento. Nossa equipe trabalhará com rigor”. Finalizou.

O Inspetor da GM, Ermogenes Antonio Zanellato, será o coordenador das equipes que vão atuar com a patrulha nas regiões da cidade. Segundo ele, a patrulha deve já iniciar os trabalhos na primeira quinzena de janeiro de 2016.

Também participou da assinatura o prefeito Reni Pereira, PSB. Durante a cerimônia, Reni ressaltou a importância da patrulha e adiantou que o objetivo é ampliar com mais viaturas novas na cidade.

Sair da versão mobile