Richa abre em Foz 23º Congresso Paranaense de Radiodifusão

Governador Beto Richa abre o 23º Congresso Paranaense de Radiodifusão, no hotel Bourbon Cataratas. Na mesa, esq. p/ dir: o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, o presidente da Abert, Daniel Slaviero Pimentel, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, o presidente da Aerp, Marcio Villela, governador Beto Richa, presidente do Sert PR, Caíque Augustini, presidente do TC, Ivan Bonilha, presidente da Coel, Luiz Fernando Viana, presidente da Fenaert, Ary dos Santos. Presentes ainda, o secretário estadual da Comunicação, Paulino Viapiana, o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o presidente da Fomento PR, Juraci Barbosa e demais autoridades. Foz do Iguaçu, 11/11/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr


Foi aberto na noite de quarta-feira (11) o 23º Congresso Paranaense de Radiodifusão e Feira Nacional de Equipamentos, no Hotel Bourbom, em Foz do Iguaçu. Durante três dias de evento, profissionais da radiodifusão terão à disposição uma série de atividades centradas em avaliar os rumos das emissoras, tendo como base o conhecimento do que há de mais novo em tecnologia, oportunidades de negócio, estratégias de liderança, mercado publicitário e tendências mundiais.

A solenidade contou com a participação do governador Beto Richa, que durante discurso defendeu a liberdade de imprensa e afirmou que implantou um novo jeito de governar, pautado no diálogo e no respeito aos meios de comunicação. “A política de comunicação do nosso governo, fixada já em 2011, rompeu com as práticas autoritárias e personalistas de antes. O diálogo que pauta o relacionamento da nossa gestão com a sociedade, a iniciativa privada e os demais poderes, também passou a reger nossa relação com os veículos de comunicação, os jornalistas e os radialistas”, disse.

Ele destacou que este novo modelo de comunicação estabeleceu uma parceria estratégica com as emissoras de rádio e televisão, pois o rádio e a TV têm sido parceiros importantes na divulgação de grandes questões de interesse de todos os paranaenses.

O governador enalteceu o papel das emissoras para a transparência no governo. “O poder público, quando guiado pelo respeito aos cidadãos, precisa do rádio e da televisão para imprimir maior transparência à gestão, para se comunicar com as pessoas com rapidez e eficiência. E a transparência tem sido prioridade na nossa comunicação”, afirmou.

Richa falou ainda do apoio do Governo ao setor e lembrou que o Estado disponibiliza às emissoras, por meio da Fomento Paraná, uma linha de crédito para modernização da estrutura e dos equipamentos para migração das rádios que operam em frequência AM para a faixa FM.

O secretário da Comunicação Social do Paraná, Paulino Viapiana, reforçou o apoio do Governo do Estado às emissoras e mencionou a importância dos veículos. “O Paraná tem mais de 400 emissoras de rádio. Quase todas as cidades são atendidas por uma ou mais emissoras, confirmando que o rádio é um meio de comunicação essencial para desenvolvimento do Estado”.

Congresso

Nomes como Salles Neto (fundador e presidente do Grupo Meio & Mensagem), Eduardo Moreira (sócio-fundador do Banco Brasil Plural), Renato Meirelles (presidente do Data Popular), Eloi Zanetti (escritor e consultor em comunicação corporativa, marketing e vendas) e Mauricio Louzada (“Palestrante Motivacional do Ano para a América Latina” por duas vezes e assistido por mais de 1 milhão de pessoas em 12 países) juntam-se a representantes do Ministério das Comunicações, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e da Anatel para completar oportunidades singulares de atualização e networking entre os participantes.

O atual cenário político e econômico brasileiro e as transformações pelas quais o setor vem passando – como a migração do AM para o FM, digitalização e novos contextos das outorgas – também terão espaço dentro da programação. No painel “Como Transformar Crise em Oportunidade: o papel das entidades empresariais e a missão dos comunicadores”, as próprias presidência e superintendência do Sistema Fiep, da Fecomércio/PR e do Sebrae/PR irão debater sobre como ações empreendedoras podem gerar oportunidades e iniciativas inovadoras, mesmo em momentos de adversidade.

“Relações de Trabalho: cenários e desafios para o Brasil”, “Políticas Públicas na Comunicação” e “O Futuro da Radiodifusão: migração, fiscalização e outorgas” são temas de outros painéis que têm a missão de provocar discussões, ideias e importantes trocas de vivências entre especialistas e radiodifusores.

Pesquisa Ibope
Pela primeira vez no Paraná, as rádios da capital e região metropolitana uniram-se para entender melhor o perfil dos ouvintes da Grande Curitiba. Por solicitação da Aerp e do Sert/PR, o Ibope realizou uma pesquisa exclusiva sobre o perfil do consumidor de rádio na região. O mapeamento será apresentado no congresso, dia 12 de novembro.

Para o presidente da Aerp, Márcio Villela, a diversidade das informações coletadas pela pesquisa vai muito além da compilação de dados valiosos para as práticas comerciais das emissoras paranaenses. “Saímos de um rádio de massa, em que os ouvintes eram vistos de forma passiva e padronizada, para chegar a modelos onde se busca cada vez mais personalizar ao máximo os conteúdos pelos comportamentos e exigências do público. Conhecer a fundo quem é esse ouvinte e como se relaciona com o meio é um passo fundamental para os novos rumos do rádio”, avalia o presidente.

Feira Nacional de Equipamentos
Além de palestras, painéis e momentos culturais, os profissionais poderão ver de perto as novidades da área técnica da radiodifusão com a Feira Nacional de Equipamentos. Entre os expositores estão as empresas BT Broadcast, Access, Teletronix, Planeta Rádio, BBtech, Copel Telecom e a Playlist.

Para o presidente da Aerp, Márcio Villela, fortalecer a relação entre os radiodifusores, em um evento como este, é uma maneira de unir esforços na proposição de novas ideias em sintonia com o futuro. “Entendemos que o Congresso é um espaço de construção e diálogo para encontrarmos caminhos comuns, uma oportunidade para discutir temas que possibilitarão ao rádio continuar crescendo no mercado, conquistando novos espaços e se integrando às novas mídias no mesmo plano de igualdade”, destaca.

O patrocínio é feito pela Itaipu Binacional, Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sebrae/PR, Fomento Paraná, Copel Telecom, Sanepar e Governo do Paraná, com apoio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e Talk Rádio.

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