CCZ fará operação em cemitérios para combater focos de dengue

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu realiza nessa sexta-feira, 6, às 9h, uma verificação nas instalações do Cemitério São João Batista, na região central da cidade. A operação acontece quatro dias após as visitações do dia de Finados, e tem como finalidade eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. O trabalho será desenvolvido por cinco agentes de endemias. Eles irão verificar os túmulos e vasos que podem reter água da chuva. A responsabilidade em manter o local limpo e livre de criadouros do mosquito da dengue é da empresa que administra o cemitério, que pode ser notificada.

O último boletim da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) foi divulgado nessa quinta-feira, 5, e mostra que o município registrou 2.289 casos confirmados de dengue esse ano.

Em 2010, foram mais de 8 mil. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Outubro, Foz do Iguaçu é classificada como ‘risco médio’ para a dengue. “Esse período do ano, com chuvas e calor, é propício para a reprodução do mosquito. Por isso, as ações de limpeza e controle dos quintais deve iniciar agora para evitar o risco de epidemia no verão”, alertou o coordenador de Educação em Saúde do CCZ, Thiago Cavancante, que estará a frente do trabalho nessa sexta-feira.

Sair da versão mobile