Kassab anuncia a construção de 690 casas para atingidos pelo temporal em Foz

Atendendo ao pleito encaminhado pelo deputado estadual Chico Brasileiro e o deputado federal Evandro Roman, ambos do PSD, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, confirmou na manhã desta quinta-feira (05), em Brasília, a construção em regime emergencial de um novo conjunto habitacional em Foz do Iguaçu. Serão 690 casas na região do Três Lagoas para atendimento prioritário aos atingidos pelo temporal de granizo do último dia 7 de setembro na região do Porto Meira. O convênio será assinado em breve pela prefeitura.

“Esta é uma grande conquista para resolvermos não só o problema dos atingidos, mas também para reduzir o déficit habitacional na cidade”, afirmou Chico Brasileiro. Segundo ele, a construção do conjunto habitacional ficará a cargo da Foz Habita. “A prioridade será daqueles que perderam as casas com a tragédia, em especial, os moradores na área do Bubas”, explicou Brasileiro.

Para Evandro Roman, o anúncio do novo conjunto habitacional traz um alento aos desabrigados e demais sem-teto em Foz do Iguaçu. “O ministro Kassab não mediu esforços para priorizar a cidade em função da gravidade daquela tragédia”, avaliou. Além de Brasileiro e Roman, o prefeito Reni Pereira também participou da audiência com Kassab, como parte integrante do convênio para as obras.

O pedido para uma solução para os desabrigados foi encaminhado ao ministro no dia 15 de setembro, em reunião em Brasília com Brasileiro e Roman. “Desde aquele dia, temos mantido contato com o Ministério das Cidades que ofereceu total apoio ao nosso pleito”, afirmou Brasileiro.

Viaduto Costa e Silva – De acordo com Chico Brasileiro, o ministro Gilberto Kassab também confirmou a possibilidade de viabilizar, ainda neste ano, recursos para a construção do viaduto no cruzamento da BR-277 com a Avenida Costa e Silva. “O ministro nos solicitou algumas adequações no projeto, com previsão de construção integrada de corredor de ônibus e ciclovia”, explicou Brasileiro. Segundo ele, esses complementos seguem ao atual padrão das obras rodoviárias adotado pelo Ministério das Cidades. “O novo viaduto deve ser construído seguindo normas previstas também no Plano de Mobilidade de Foz do Iguaçu”, completou o deputado.

O projeto de construção foi elaborado pela Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz (Codefoz). A obra está avaliada em R$ 12,5 milhões.

Assessoria
Foto: Bruno Peres/Min. Cidades

Sair da versão mobile