Vereadores debatem sobre o horário das sessões no legislativo

Durante a 1ª Sessão Ordinária neste mês de novembro na Câmara Municipal em Foz, um dos temas mais debatidos pelos vereadores no plenário foi o horário das sessões na câmara. A votação foi em cima de uma subemenda, apresentada pelo vereador Edílio Dall´Agnol, que alterava o requerimento, já aprovado, do vereador Dilto Vitorassi solicitando o retorno das sessões no período matutino.

No requerimento do vereador Vitorassi determinar que o novo período iniciasse a partir do dia 2 de fevereiro de 2016. Porém, a subemenda, apresentada pelo vereador Edílio, alterava esta data para o dia 2 de agosto de 2016. E para o vereador Vitorassi essa mudança não faz sentido algum. “Não vejo qual a justificativa dessa alteração. Querem fazer política. E se essa subemenda for aprovada eu retiro o meu Requerimento”, afirmou o vereador.

Por outro lado, o vereador Edilio justificou sua proposta. “Neste horário, noturno, há mais possibilidades de a população participar. Porém, não sou contra a mudança de horário, apenas solicitei que mudasse a partir do dia 2 de agosto, e não de fevereiro”, disse.

Anteriormente, as sessões eram realizadas na parte da manhã. Esse período foi alterado após aprovação de um Projeto de Lei, do vereador Zé Carlos, do PMN. Na época, aprovado por unanimidade na casa de Leis. “Justificam dizendo que o horário da manhã as sessões tinham mais a atenção da imprensa, da população. Mas, visitei outras cidades que realizam as sessões na parte da noite, e sempre contam com a participação de populares. As rádios transmitem ao vivo, por exemplo. ” Ressaltou.

A subemenda foi aprovada com votos contrários dos vereadores: Dilto Vitorassi, Anice Gazaoui, Gessani da Silva e Nilton Bobato.

A proposta agora volta às comissões da Casa e depois deve voltar para votação em plenário.

Sair da versão mobile