Novembro Azul: A vida tem a cor da prevenção

 

Dando seguimento na Campanha de Conscientização realizada pela Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, na noite de ontem (3), ocorreu a transição para o Novembro Azul, onde a instituição recebeu a iluminação azul, na fachada principal da instituição.

As ações da programação do Novembro Azul dirigidas agora aos colaboradores do Hospital Municipal estão sendo finalizadas pela Comissão Organizadora, com apoio da direção da instituição.

“Estamos acertando os últimos detalhes, tendo o mesmo cuidado que tivemos com as ações voltadas às mulheres e esperamos que a adesão esse ano pelos homens, ultrapasse nossas expectativas”, declara Scheila Ghizoni, integrante da comissão.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Geraldo Biesek, a prevenção e a detecção precoce são os melhores caminhos para evitar os efeitos graves do câncer de próstata, como alerta essa campanha de conscientização.

“O nosso papel é criar “laços”, dessa vez com o público masculino e orientá-los sobre a importância da prevenção e os cuidados necessários”, enfatiza o diretor.

Novembro Azul – O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida aos homens para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

A doença

O câncer de próstata ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames indicados pelo médico a partir dos 40 anos.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Os especialistas enfatizam que entre os principais fatores de risco do câncer de próstata está o estilo de vida.

Além de manter uma vida equilibrada, com dieta rica e prática de exercícios físicos, a realização de exames periódicos é fundamental para a prevenção e detecção precoce de qualquer tumor na próstata.

Sair da versão mobile