Unioeste elege reitor, vice-reitor, diretores de campi e de centro à nova gestão

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) escolhe a nova equipe de gestão 2016-2019 nesta quinta-feira, 29 de outubro, os nomes para ocuparem os cargos de Reitor e Vice-Reitor e Diretores de Campi e de Diretores de Centros. Para a candidatura dos principais cargos da administração universitária foram inscritas as chapas: Consolidando com Democracia, com Paulo Sérgio Wolff, que concorre à reeleição para reitor, e  Moacir Piffer, como seu vice-reitor e a chapa Somos Todos Unioeste, com Wilson João Zonin, para reitor e Carlos Alberto Piacenti, como vice-reitor. Piacenti também deixou seu cargo de vice para concorrer ao pleito de 2015.  O professor doutor Sílvio César Sampaio está substituindo Paulo Sérgio Wolff, como reitor em exercício.

Estão aptos a votar 13,7 mil eleitores, dos quais 1.094 são agentes universitários efetivos, 1,3 mil professores e 11.377 alunos de graduação e da pós-graduação, distribuídos nos campi de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Reitoria (sede Cascavel) e Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). O horário de votação no HUOP começará será das 6h30 às 22 horas, devido ao sistema de plantões dos profissionais. A votação nos campi inicia às 8h30 e termina às 22 horas e na Reitoria, das 8h30 às 17h30, impreterivelmente. Desse total, 8.772 são alunos de graduação, 1.798 de pós-graduação. São 33 cursos e 71 turmas de graduação.

A apuração será no auditório do Campus de Cascavel Arnaldo Busato a partir do momento que todas as urnas estiverem de posse da Comissão Eleitoral. O local mais distante de urna é o Campus de Francisco Beltrão. Todas as urnas serão transportadas em carros da Instituição, sob a responsabilidade da Comissão Eleitoral.

A expectativa do presidente da Comissão Eleitoral Central, José Dilson Silva de Oliveira, é de uma eleição tranquila, já que todos os candidatos tiveram suas propostas apresentadas na campanha eleitoral, ocorrida de 25 de setembro a 27 de outubro.

A eleição ocorrerá nos campi de Cascavel (cidade-sede da Reitoria e da apuração dos votos), Toledo (a 36 quilômetros de Cascavel), Marechal Cândido Rondon (85 quilômetros de Cascavel), Francisco Beltrão (a 180 quilômetros de Cascavel e Foz de Iguaçu (128 quilômetros de Cascavel)..e HUOP, localizado na cidade-sede da Reitoria.

Para concorrer ao cargo de Diretor de Campus os seguintes candidatos se inscreveram e cujos nomes foram homologados Campus de Cascavel, Alexandre Almeida Webber  concorre à reeleição; de Foz do Iguaçu Adilson Pasini e Fernando José Martins;  Francisco Beltrão, Gilmar Ribeiro de Mello;  Toledo Remi Schorn  e Vera Lúcia Martins; Marechal Candido Rondon, Douglas Roesler e Davi Felix Schreiner. Destaca-se que para os Campi de Cascavel e Beltrão o pleito terá candidaturas únicas.

Para diretores de centros as candidaturas ficaram assim distribuídas: Campus de Cascavel, Joseane Rodrigues da Silva Nobre; Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Anibal Mantovani Diniz; Ciências Médicas e Farmacêuticas, Nereida Gioppo; Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Geysler Rogis Flor Bertolini; Centro de Educação, Comunicação e Artes, Adrian Alvares Estrada e Sanimar Busse.

No Campus de Francisco Beltrão, Francieli Aní Caovilla Follador para o Centro de Saúde e para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Nilsa Maria Guarda Centerle eSônia Maria dos Santos Marques para o Centro de Ciências Humanas.

No Campus de Foz do Iguaçu, para o Centro de Engenharia e Ciências Exatas, Carlos Alberto Lima da Silva; Educação, Letras e Saúde, Samuel Klauck e para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Antonio Carlos Nantes e Aurelinda Barreto Lopes.

Em Marechal Cândido Rondon, para o Centro de Ciências Agrarias, Nardel Luiz Soares da Silva e Vandeir Francisco Guimarães; de Ciências Humanas, Educação e Letras, Clarice Lottermann e Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Valnir Alberto Brandt.

Já em Toledo, Sílvio Antônio Colognese candidatou-se para o Centro de Ciências Humanas e Sociais; Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Ricardo Rippel e Engenharias e Ciências Exatas, Élvio Antônio de Campus e Fernando Palú.

Quem vota e quais os lugares

Por ser multicampi, todos 11,7 eleitores têm direito de votar para Reitor e Vice-Reitor. Entretanto para outras unidades votam apenas o efetivo lotados nos diferentes locais. Na consulta para a escolha dos Diretores-Gerais dos campi participa apenas a comunidade acadêmica do respectivo campus. Na consulta para a escolha dos Diretores de Centro participam apenas os docentes e os discentes do respectivo Centro. Haverá 33 locais de votação, onde os eleitores devem comparecer com documentos com foto. A Comissão segue legislação eleitoral vigente e também normas complementares da Universidade. O sistema de votação será manual.

Texto: Assessoria

Sair da versão mobile