Unidade K9 de Foz troca experiências no Uruguai

Por assessoria

A troca de experiências entre os guardas municipais da Unidade K9 de Foz do Iguaçu e os comissários de polícia da cidade de Treinta y Tres, no Uruguai, marcaram as atividades entre os três dias de treinamento dos cães, realizado em 16, 17 e 18 de outubro.

Treinta y Tres é uma cidade do Uruguai, capital do departamento de Treinta y Tres, situada à margem esquerda do Rio Olimar e tem pouco mais de 33 mil habitantes. A convite do departamento de polícia de lá, a Unidade K9 esteve visitando o local para orientar nas ações de patrulha, de policiamento, repressão e combate ao crime, com a utilização dos cães.

“Foi fantástico, realizamos uma troca de experiências, aprendendo com eles como são feitas as ações de policiamento de rotina lá e passando para eles nosso trabalho desenvolvido aqui na fronteira, em conjunto com todas as outras forças de segurança. Mostramos como é positiva a ação com os cães, e apresentamos a melhor forma de treinar os animais, tornando-os preparados para acompanhar o guarda ou o policial”, disse o inspetor Ezequiel Bertolino, da GM Foz, responsável pela Unidade K9 e quem faz o adestramento dos cães.

De Foz do Iguaçu foi levado o cão Barth, treinado para ações de busca e captura, intervenção tática, detecção de entorpecentes e de armas de fogo e munição, foi possível mostrar na prática a melhor forma de se trabalhar com o cão.

Também no mês de outubro, a Unidade K9 realizou treinamento com os guardas municipais de Altônia, Paraná. O treinamento foi específico para treinar um cão em detecção de entorpecentes da unidade que está sendo implantada no município. O treinamento foi realizado em Foz do Iguaçu na última sexta-feira (23).

Em 14 de outubro, teve curso com a GM de Ponta Grossa, trocando experiências e mostrando a forma de treinamento realizada pela equipe da K9 de Foz. “Os guardas do grupo tático de também trouxeram um cão para que nós ensinássemos a forma correta de adestrar e treinar para captura e detecção de drogas. Agora ficamos de agendar mais um curso, desta vez lá em Ponta Grossa”, destacou Bertolino.

A Unidade K9, da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu tem se destacado nos últimos dois anos, já reconhecida em todo país como uma das unidades mais capacitadas e bem treinadas do Estado do Paraná. A parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu e a empresa de adestramento da cidade está contribuindo no combate e prevenção de crimes em Foz e em toda região de fronteira. O projeto atende à Guarda Municipal, com a participação dos cães em operações de rotina da GM, e à Secretaria de Educação, com a participação dos cães em shows circenses nas escolas municipais.

 

Em abril deste ano, a Unidade k9 completou dois anos em Foz do Iguaçu. Nesse período, já realizou cursos em Maringá e Campo Grande, em outros estados e fora do páis e teve participação em quase todas as operações táticas da Guarda Municipal e ações de patrulhamento escolar da PM e de combate ao crime do Gabinete de Gestão Integrada, GGIM.

“Isso tudo é resultado de muito trabalho, muita capacitação com técnicas específicas e eficiência com o trabalho junto aos cães”, definiu o coordenador da Unidade.

Outro curso a ser agendado é com a Polícia Militar de Umuarama, Paraná. A PM está construindo uma unidade lá e pretende treinar os cães em Foz do Iguaçu, buscando orientações das ações já desenvolvidas com os animais na fronteira.

 

Sair da versão mobile