Proerd forma mais de 300 alunos em Santa Terezinha

Da Assessoria

Foto: Antonio Pitondo

Mais de 300 alunos das cinco Escolas do município receberam na manhã de sexta-feira (23) os certificados de conclusão Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). A cerimônia de conclusão do curso aconteceu no Centro Integrado de apoio a Melhor Idade (Ciami). Autoridades locais, representantes das policias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, professores e pais participaram do evento.

Em seu discurso o prefeito Cláudio Eberhard lembrou ainda da implantação do programa que aconteceu no seu primeiro governo em 2004. “Na época vimos a importância e a necessidade de estabelecer este elo e construir uma visão diferenciada no combate as drogas”, destacou o prefeito. Cláudio agradeceu e parabenizou a Polícia Militar pelo trabalho desenvolvido junto às crianças do município. “Os resultados desse trabalho são colhidos à medida que nós conseguimos transformar nossas crianças em cidadãos conscientes e preparados para as adversidades da vida”, pontuou.

No município, o Proerd teve início em 2004, a primeira turma formou-se no ano de 2005, capacitando até o momento mais de cinco mil alunos. O instrutor do programa, Soldado da PM Nobre, disse que a capacitação contribui com a sociedade. “Tenho certeza que o programa fará muita diferença na vida dessas crianças é um programa que vêm se somar a outros realizados pela administração municipal que sempre nos recebeu muito bem no município”, destacou.

Para o Capitão da polícia Militar Marcos Aparecido Souza, que esteve representando o Comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar Coronel Lauro Ota, foi uma satisfação participar de um evento tão importante na área da educação. “Num momento em que vivemos uma transformação e uma inversão de valores éticos e morais, um momento em que vivemos um enfraquecimento das instituições responsáveis por estes valores, participar de um evento como este é a materialização da blindagem que estas crianças precisam e merecem para que possam crescer adultos e fazer a diferença, respeitando a cidadania e a dignidade da pessoa humana”, enfatizou

A Secretária Municipal de Educação, Simara Cordeiro da Silva Jorge, disse que o Proerd é um importante parceiro no combate às drogas e a violência. “Ele contribui na formação dos nossos cidadãos do amanhã com valores tão essenciais nos dias de hoje”, finalizou.

Programa

O Proerd é preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola. Essa tarefa é desempenhada por um policial fardado e professores. Eles procuram mostrar os efeitos das drogas e ensinar as habilidades e motivação necessárias para que as crianças se mantenham longe desse mal.

Participam do Proerd crianças de nove a 12 anos de idade. O objetivo é desenvolver nelas autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas.

Sair da versão mobile