Programação dos dois últimos dias do Festival Sesc Música sem Fronteira

Realizado pela primeira vez em 2014, o Festival Sesc Música Sem Fronteiras é uma mostra de música internacional. Carrega as palavras “sem fronteiras” não apenas por apresentar grupos dos países vizinhos pertencentes a tríplice fronteira – Paraguai e Argentina – mas também por trazer grupos brasileiros com trabalhos autorais interessantes e fora do circuito comercial.O festival está composto por um rico formato de ações simultâneas: concertos noturnos abertos ao público geral,

Confira a programação dos dois últimos dias de festival e prestigie. A entrada é totalmente gratuita!

20 horas | DE LÁ PARA ACÁ [Puerto Iguazu, Argentina/Pato Branco, Paraná] com Sebastian Pereyra e Diego Guerro

Formado pelo violonista argentino Sebastian Pereyra, e pelo acordeonista brasileiro Diego Guerro, o duo De lá para acá apresenta um verdadeiro duelo instrumental através da execução de obras latino-americanas apresentadas em arranjos virtuosos cuidadosamente preparados para esta formação.

21 horas | TIAGO ROSSATO & GRUPO [Foz do Iguaçu, Paraná]

O Show de Tiago Rossato, Arandu, apresentará em seu repertório uma mescla de composições instrumentais do próprio Tiago. O projeto Arandu nasceu da profunda intimidade do artista com seu instrumento, a gaita ponto, ao passo que este explora novas possibilidades e busca um conceito inovador com a gaita. O Show traz enraizado a energia nativa brasileira e Sulamericana, ao mesmo tempo em que engloba vertentes contemporâneas e toda a força e calor das apresentações performáticas, um traço marcante do artista. O Show Arandu reflete a identidade musical da tríplice fronteira. A música do acordeonista traduz uma mistura de tradições culturais englobando ritmos como Tango, Zamba, Guarânia, Chacarera, Milonga, Chamamé, Rock e a Música Gaúcha, tudo isto envolto em uma roupagem instrumental contemporânea que garante ao artista uma sonoridade cosmopolita e inovadora, sem precedentes ou similiares hoje no mercado, caracterizando-se como um novo estilo musical, classificado até então de “música hibrida”.

20 horas | PARAGUAY PURAHÉI [Ciudad del Este, Paraguai/Posadas, Argentina/São Paulo, Brasil]
com Romy Martínez, Agustin Roy e Maiara Moraes

PARAGUAY PURAHÉI é um projeto que une artistas de três países: Paraguai, Argentina e Brasil. ROMY MARTÍNEZ na voz, AGUSTÍN ROY no piano e MAIARA MORAES na flauta transversal. Os integrantes do grupo partem das diversas influências de seus estudos musicais, para fazer uma interpretação contemporânea de tradicionais temas do cancioneiro paraguaio, ao mesmo tempo em que buscam manter sua essência. Os arranjos feitos por Chungo Roy foram pensados cuidadosamente para interagir com as histórias e costumes regionais que circundam cada tema escolhido para o concerto. A cantora, Romy Martínez, encarrega-se de explicar os contextos socioculturais e de traduzir com precisão as letras do guarani ao português para conduzir o ouvinte em direção ao amplo universo sonoro que representa a esta terra. A música como toda arte, foi e é capaz de construir pontes de amizade entre as nações e de transmitir a essência de suas raízes. Por isso, além de polcas paraguaias e guaranias, o repertorio inclui “chamamês” gualambaos e canções que se originaram na região da tríplice fronteira entre o Paraguai, Argentina e Brasil.

21 horas | SHOW DE ENCERRAMENTO:GRUPO FATO [Curitiba, Paraná]

O SHOW ‘Próximo’, que lança o CD de mesmo nome produzido pelo carioca Pedro Luís, tem sentido de aproximação e de movimento – próximo passo, caminho, pessoa, fronteira, momento. Em cada cidade visitada, o FATO convida ao palco um artista local, valorizando o conceito do espetáculo. O show é eclético e rico em movimentações. Nele, todos os integrantes cantam e tocam instrumentos diversos, enriquecendo a cena e a experiência do/com o público. Merecem destaque a percussão com os pés em tamancos de fandango e tamancalha, instrumento inventado especialmente para o FATO. O Grupo já se apresentou em teatros e espaços de vários portes, palcos de rua, livrarias, casas de cultura, etc.. “Próximo” é a 11ª montagem de show realizada pelo FATO. São 15 músicas assinadas por diversos autores, entre canções que estão no novo CD e outras do repertório do Grupo, com letras e arranjos que aprofundam e renovam um estilo musical próprio. O show conta com uma equipe técnica e de criação impecáveis, mantendo a qualidade e o aprimoramento constante de uma linguagem artística já consolidada, mas em constante movimento.

Sair da versão mobile